A iniciarmos o nosso passeio de fim-de-semana, rumámos à vetusta Vila de Ponte de Lima a mais antiga de Portugal.
Durante a viagem o guia fez-nos um resumo dos acontecimentos históricos nesta região desde o tempo dos Celtas e dos Gregos, passando pelos Romanos, até à fundação do Condado Portucalense.
Em Ponte de Lima pudemos passear junto ao rio, admirar a ponte romana e calcorrear as ruas estreitas do centro histórico. Visitámos ainda o mercado municipal, que já fervilhava.
Seguimos por Ponte da Barca para Arcos de Valdevez para nova paragem. A marginal do rio Vez foi uma surpresa, com o rio a correr límpido, formando frescas quedas de água. Visitámos ainda duas magníficas igrejas.
Após o almoço continuámos a viagem, visitámos o magnífico Palácio da Brejoeira e a quinta que o rodeia, ouvindo as explicações da guia local, mas só depois de degustarmos um copo do famoso Alvarinho.
Seguimos para Melgaço, onde pernoitámos, e pela manhã atravessámos o rio Minho e visitámos o Centro de Interpretação do Vinho e da Lampreia em Arbo. Seguimos para Tui, onde admirámos a catedral e passeámos pelo centro histórico.
O almoço foi no monte de Santa Tecla, onde pudemos apreciar a magnífica paisagem e o maior castro da época dos Celtas.
Passeámos por Vila Nova de Cerveira e subimos ao miradouro do Corvo para mais uma vista maravilhosa. Seguimos para Viana do Castelo, e no monte de Santa Luzia visitámos a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, e mais uma vez nos deslumbrámos com a paisagem.
E por fim foi o regresso ao Porto.
Por Domingos Andrade, 4-05-2019
|
|