|
|

Página Inicial > Espectáculos >
Em Cartaz
Vá ao Teatro
Em Cartaz
Teatro da Trindade Descontos: 10% – Maiores de 65 anos, sócios do Inatel e pessoa com deficiência (e acompanhante).
Informações sobre descontos e reservas – e-mail: bilheteira.trindade@inatel.pt; telefone 21 342 00 00
Sala Cármen Dolores A Gaivota De 29 de Janeiro a 5 de Abril De quarta-feira a sábado às 21.00h; domingo às 16.30h; duração: 90 min
Escrita em 1895, é uma das mais emblemáticas peças de Tchekhov e é frequentemente considerada um comentário metateatral à natureza da arte e dos artistas.
Nesta versão actualizada, a acção passa-se numa propriedade rural isolada, onde são explorados os conflitos românticos e artísticos entre as personagens Irina Arkadina, Alexandre Trigorin, Constantino Treplev (filho de Irina) e a jovem Nina Zarechnaya.
À medida que as suas vidas se vão cruzando e nos revelam os seus sonhos, ambições e frustrações, as personagens ganham fôlego nesta intemporal história sobre o poder, a fama e os sacrifícios que se fazem em nome da arte.
Tradução e encenação: Diogo Infante Apoio à dramaturgia: Margarida Tavares Interpretes: Alexandra Lencastre; António Melo; Flávio Gil; Guilherme Filipe; Ivo Canelas; Margarida Bakker; Pedro Laginha; Rita Rocha Silva; Rita Salema; Vicente Wallestein Cenografia: Catarina Amaro Figurinos Filipe Faísca
Sala Estúdio A Menina Júlia De 27 de Novembro a 18 de Janeiro De quarta-feira a domingo às 19.00h Duração: 60 minutos Dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro não há espectáculo.
Júlia é uma jovem de uma família rica da Quinta da Marinha, que, por detrás de uma inocência aparente, esconde um lado provocador, frágil e despojado. A acção desenrola-se na cozinha de uma das casas de seu pai, o senhor S., também conhecido como o dono disto.
Numa noite de festa de comemoração da entrada do Verão, Júlia seduz e é seduzida por João, um homem elegante e ambicioso, motorista do senhor S. e noivo de Cristina, a cozinheira da casa. Cristina assiste ao rápido desenrolar desta relação, sempre com o olhar resignado de quem sabe pertencer a uma classe menos favorecida.
Desejo, sedução, luxúria, ódio, atracção e repulsa, conflitos de poder, o choque violento das classes sociais e dos sexos povoam aquela que será uma noite trágica.
De August Strindberg Tradução: Augusto Sobral e Tânia Filipe Adaptação e encenação: João de Brito Intérpretes: Helena Caldeira; João Jesus e Rita Brutt
Teatro Aberto Descontos para jovens e séniores Informações na bilheteira: telef. 213 880 089; bilheteira@teatroaberto.com
Sala Azul O Senhor Paul Quarta e quinta-feira: 19.00h; Sexta-feira e sábado: 21.30h; Domingo: 16.00h
O Senhor Paul é um homem invulgar: não sai de casa há largos anos, passa os seus dias sentado, numa letargia extrema, avesso a qualquer mudança ou movimentação. Um jovem que herdou o imóvel onde O Senhor Paul vive com a irmã quer desalojá-los para montar ali um negócio lucrativo. Não contou, no entanto, com o imobilismo e a inteligência do Senhor Paul, que conduz um combate feroz, com um desfecho inesperado.
Em O Senhor Paul, problematiza-se a imobilidade do statu quo assim como os avanços do chamado progresso com base no exemplo das transformações da situação da habitação nas grandes cidades, a gentrificação, que se tornou, entretanto, um fenómeno à escala mundial.
De: Tankred Dorst Tradução: Vera San Payo de Lemos Encenação: Álvaro Correia; Canário André Guedes Intérpretes: Carlos Malvarez, Íris Canhamero, José Pimentão, Lia Carvalho, Maria José Pascoal e Miguel Loureiro
Sala Azul Um Urso no Universo De 29 de Novembro a 28 de Dezembro às 19.00h
Benny, um urso-polar, vê o gelo do Árctico, onde vive, a derreter e constrói uma jangada para escapar. Depois de uma longa viagem, chega à Polinésia, onde conhece a galinha Polly. Ela ajuda-o a descobrir como viver naquele lugar seco e quente, em que tudo lhe é estranho. A maior preocupação de Benny é encontrar uma companheira para que os ursos-polares não desapareçam. Mas conseguirá encontrá-la num mundo tão grande e cheio de perigos?
Nesta sua primeira peça para toda a família, a prestigiada autora alemã Dea Loher narra uma história cheia de humor, música e fantasia sobre temas actuais, como o aquecimento global e a extinção das espécies, e temas de sempre, como a amizade e o respeito pelas diferenças.
A concepção do espectáculo é de: Anabela Gaspar, Afonso de Portugal, João Lourenço, Jorge Albuquerque, Marisa Fernandes, Marta Guerreiro, Sofia de Portugal e Vera San Payo de Lemos.
Em palco, a representar e a tocar, estarão os actores e actrizes: Catarina M. Lima, João Maria Reis, João Redondo e Zita Milene, e o músico Afonso de Portugal.
Teatro Maria Matos Informações e reservas: 21 362 16 48
Coelho Banco, Coelho Vermelho De 1 de Outubro a 17 de Dezembro (não se realiza a: 22/10, 19/11 e 26/11) Quarta-feira às 21.00h; M/16
Descubra o que acontece sem ensaios, sem encenador, com um intérprete diferente a cada apresentação e o texto guardado num envelope selado à espera de ser aberto. Coelho Branco, Coelho Vermelho regressa em Outubro com novos protagonistas: Ana Brito e Cunha, Beatriz Gosta, César Mourão, Hugo van der Ding, Inês Castel Branco, Inês Lopes Gonçalves, Jorge Mourato, Rita Cabaço e Romeu Costa são os nomes confirmados para a segunda temporada do espectáculo que promete uma experiência irrepetível a cada apresentação.
Coelho Branco, Coelho Vermelho, do iraniano Nassim Soleimanpour, é uma das peças mais apresentadas da história recente do teatro. Em palco: um intérprete e um envelope fechado; a cada noite uma experiência completamente diferente, dependente unicamente da forma como as palavras do autor ressoam em cada um dos artistas em palco.
Proibido de deixar o seu país, o dramaturgo Nassim Soleimanpour condensou a experiência de toda uma geração numa peça selvagem e absolutamente original.
Coliseu do Porto Ageas Para adquirir bilhetes de mobilidade condicionada, por favor contacte a bilheteira do Coliseu Porto Ageas: telefone 22 339 49 40, ou através do email bilheteira@coliseu.pt.
Sala Principal Grease, O Musical 26 de Novembro Quarta-feira, às 21.30 M/12 anos Promotor: Yellow Star Company
Bilhetes: Cadeira de Orquestra: 35 euros 1.ª plateia: 30 euros 2.ª plateia: 25 euros Tribuna: 30 euros Camarote 1.ª (6 lugares) 180 euros
A história passa-se na Califórnia, no final dos anos 50, e gira em torno de um casal de estudantes, Danny e Sandy, que se apaixonam durante um Verão e fazem promessas de amor eterno, apesar de se separarem quando Sandy regressa para a Austrália. Mas os seus planos mudam quando se decide matricular na escola de Danny. A partir daí, a história toma novos rumos, e o amor entre os dois começa a florescer, mas não sem antes passarem por alguns altos e baixos. O final feliz desta história conquista corações, enquanto o humor irreverente, típico da juventude, torna este enredo um clássico que atravessa gerações e continua a ser aclamado nos palcos dos Estados Unidos.
Encenação: Paulo Sousa Costa Assistência de encenação: Diogo de Carvalho e Luís Pacheco Texto: Jim Jacobs & Warren Casey Tradução: M. B. Santos Direcção musical: Carolina Puntel Coreografia: Mariana Luís e Pedro Borralho Cenário e figurinos: Fred Klaus Confeção de figurinos: Sofia Lima Assistência de arte: Afonso Judicibus Elenco: Alexandra Pato, Bryan Carvalho, Carolina Puntel, Inês Martins, Inês Pedro de Campos, José Valente, Kkappa, Luís Santos Mascarenhas, Maggie Campos, Maria Barros, Mariana Marques Guedes, Marta Rito, Miguel Barroso, Pedro Alma, Ricardo de Sá e Rogério Maurício.
Sala Principal Concertos Promenade 2025 Sinfonia Fantástica, de Berlioz Orquestra Sinfónica da ESMAE Direcção musical: Cesário Costa 23 de Novembro Domingo, 11.00h M/6 anos Promotor: Coliseu Porto Ageas
Bilhetes 1.ª plateia: 14 euros 2.ª plateia: 12 euros Tribuna: 12 euros Camarotes (6 lugares): 60 euros Descontos: 20% Amigos do Coliseu Cartão Porto Crianças e Estudantes Maiores de 65 anos Famílias (mais de 3 pessoas)
Em 2025, os Concertos Promenade celebram 20 anos a aproximar públicos de todas as idades às melhores histórias e melodias da música clássica. Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, miúdos e graúdos são convidados a entrar, ao ritmo de um domingo por mês, no ambiente de uma ou mais obras emblemáticas e a descobrir todas as suas curiosidades, com os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro, design multimédia de Sara Botelho e direcção artística do maestro Cesário Costa.
No 20.º aniversário dos Concertos Promenade, desafiámos o público a descobrir sete espetáculos com obras de compositores como Tchaikovsky, Grieg, Berlioz, Gunther Schuller, Puccini, e ainda um concerto com Jorge Palma.
No último Concerto Promenade de 2025 vamos ouvir a maravilhosa Sinfonia Fantástica, de Berlioz. Estreada em Paris, em 1830, é uma das obras fundamentais do romantismo. Nas palavras do próprio compositor, «conta a história de um artista de imaginação fértil, em profundo desespero por causa de um amor sem esperança, que se envenena com ópio».
Um concerto único e irrepetível, a não perder no Coliseu do Porto Ageas.
Por Pilar Batoréu, 8-11-2025
|

|
|