A vida dá muitas voltas, os tempos mudam, e já não nos chega correr pelas marginais de Matosinhos e Leça, ou fazer um treino – seja na Quinta da Conceição ou no Parque da Cidade. Queremos também correr em locais invulgares, diferentes, com história.
Depois de nas primeiras edições o percurso ter variado de ano para ano, com a inauguração do novo terminal de cruzeiros de Leixões – obra de referência na arquitectura portuguesa –, este é um local ideal para inspirar todos na partida assim como para nos celebrar à chegada da 5.ª edição desta prova que permite a exclusividade de correr naquele local, uma única vez no ano. São 10 km, de percurso praticamente plano, gruas de um lado, barcos do outro, o cheiro a mar sempre presente.
É claro que o Grupo Desportivo BPI esteve presente. Não éramos muitos, mas fomos, e claro que o destaque coube ao atleta António Cardoso!
No meu caso, consegui estar nas 5 edições, e tenho conseguido melhorar de ano para ano o tempo… com excepção deste. Fiz um minutinho a mais do que no ano passado, o que me deixou com uma ligeira frustração – mas nada que uns segundos depois não passe, ao tirar fotos, conviver com os amigos, de copo na mão – foi à escolha, entre batidos de recuperação, água ou cerveja – já a pensar em melhorar no próximo ano.
Como alguém diz: «Mais vale correr alguns dias, do que ver os dias a correr.»
Por Pedro Neves, 2-11-2018
|
|