Com destino à Casa dos Candeias, no concelho de Chaves, e com grande coragem devido ao mau tempo que nunca nos largou, saímos do Porto à hora marcada.
Continuámos até Chaves, com paragem para uma breve visita, seguindo depois para a Casa dos Candeias, nosso principal objectivo.
Chegados aqui fomos conduzidos ao restaurante pertencente à casa, onde nos serviram o almoço, findo o qual iniciámos a visita ao museu da casa.
A Casa dos Candeias é constituída por inúmeras dependências, todas impecavelmente restauradas e mobiladas com peças e materiais originais.
A casa tem um espólio rico em móveis, livros, pratas, faianças, arte sacra… que os actuais proprietários fazem questão de mostrar a quem quer que os visite. O mais valioso é, talvez, uma cama do século XV, e que por isso está registada como património nacional.
Na biblioteca, além dos vários livros antigos, ficámos a conhecer a primeira moeda em papel que circulou em Portugal.
Passando pela cozinha, pudemos ver e admirar uma panóplia de tachos de metal amarelo, de cobre, de alumínio e saber para que serviam. Existe também uma vasta colecção de receitas antigas que ainda se dedicam a pesquisar.
Ao Grupo Desportivo, parabéns pela escolha da visita. Na verdade, alimentar o espírito e o intelecto é mais importante do que alimentar o corpo.
Por Manuel Pereira, 4-08-2018
|
|