Para celebrar o Dia Mundial da Luta contra a Osteoporose e incentivar um estilo de vida activo a fim de manter os ossos em boas condições, a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) organiza há vários anos a Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis, no Porto.
Fui pela primeira vez a esta caminhada, com partida e chegada na Rotunda da Boavista, junto à Casa da Música, com percurso pela Avenida da Boavista – a mais longa avenida portuguesa, com 5 500 metros de extensão – até ao Castelo do Queijo.
Depois de um pequeno-almoço na confeitaria mais conceituada do Porto, A Petúlia, fui para o ponto de encontro na Rotunda da Boavista, para me reunir com o nosso grupo. Como era cedo, ainda fizemos alguns exercícios de aquecimento, tirámos as habituais fotos e lá partimos: uns a correr os 10 km; outros, como eu, a caminhar, mas em passo acelerado, em direcção ao mar.
Acabei os 5 km quarenta e cinco minutos depois, fresca e pronta para caminhar outros tantos. Ficámos na meta, onde já tinham chegado os primeiros atletas da corrida de 10 km, e aguardámos pelos nossos atletas da corrida que chegaram todos ao fim da prova e já a pensar na próxima.
Por Telma Barbedo, 2-02-2018
|
|