Mais uma corrida de São João, em que os 25 atletas do Grupo Desportivo tiveram de correr sob um sol intenso e temperaturas elevadas, na companhia dos mais de 8000 participantes do evento.
O ambiente habitual de grande emoção e antecipação da prova foi suspenso pelo minuto de silêncio cumprido em respeito e memória das vítimas dos incêndios, que marcaram de forma tão trágica o fim-de-semana.
Manteve-se o trajecto do ano passado, mas com início e fim no Fluvial, o que permitiu de alguma forma alongar o período em que os atletas foram beneficiando de alguma frescura marítima.
As condições foram-se complicando à medida que os atletas foram subindo a marginal do rio Douro até ao ponto de retorno, em frente à Igreja de S. Francisco.
As “mangueiradas” frequentes dos Bombeiros e as bebidas disponibilizadas pela organização nos pit-stops ajudavam a combater o desgaste extra provocado pela escalada de calor, na zona mais interior da cidade.
Destaque para o nosso colega Carlos Canito, que terminou a prova com um tempo de 01:03:58 e se classificou entre os primeiros 200 corredores da prova, num total de 2440 que a terminaram.
No final houve tempo para as habituais fotos da praxe, tendo-se alguns atletas regalado com os “finos” oferecidos para hidratação ou com as revigorantes massagens disponibilizadas pela organização.
Por Ricardo Paes, 8-08-2017
|
|