Foram mais de 200 as startups que concorreram ao Pitch, mas apenas uma levou para casa os 100 mil euros da Portugal Ventures.
Foi uma startup dinamarquesa a vencer o Pitch da edição de 2016 da Web Summit, tendo a Kubo-Robot sido considerada a melhor ideia e foi com ela que ganharam o prémio de empreendedorismo da conferência, levando para casa qualquer coisa como 100 mil euros da Portugal Ventures.
Depois de todas as apresentações, as três finalistas voltaram a defender as suas ideias no fim da manhã do ultimo dia do evento, tendo a vencedora sido anunciada ao fim da tarde.
Depois de receberem o prémio, os responsáveis da empresa explicaram a sua ideia aos jornalistas e é com todo o gosto que o Grupo Desportivo a transmite aqui aos seus associados .
“Normalmente, quando pensamos no ensino da programação, pensamos nos jovens a partir do 9.º ano, utilizando computadores portáteis”, contou Tommy Otzen, o CEO da Kubo. A equipa decidiu que era necessário chegar aos mais novos, e, por isso, lembraram-se de “tirar a programação drag and drop [arrastar e largar] do ecrã e passá-la para a vida real”, como se fossem Legos.
Construíram um robô em forma de cubo que está dotado de um sistema de inteligência artificial, e que reconhece sinais básicos, como setas ou cores. Esse robô tem de percorrer um caminho em cima de um tabuleiro de jogo, que inclui um rio e uma ponte.
A ideia é que a criança vá colocando ao longo do tabuleiro pequenos cartões com as ordens para o robô avançar pelo caminho certo. Com este sistema, defendem os criadores, as crianças aprendem a controlar o robô através da utilização das ordens certas, o que é a base da programação.
No próximo ano, o Web Summit voltará a Portugal, e certamente que o Grupo Desportivo, estará presente para agraciar os seus sócios com surpresas e desafios.
Por Rui Duque, 24-11-2016
|
|