Como já vem sendo habitual, a Pesca da zona norte, prestou homenagem a dois dos seus atletas mais antigos o Júlio Almeida e o José Pedrosa e para tanto organizou uma visita cultural, cabendo a escolha ao Museu de Ílhavo, que é dedicado à pesca do bacalhau, que nos proporcionou um conhecimento mais aprofundado daquela que foi uma das artes mais dificeis e perigosas daquela época.
Pudemos observar alguns dos apetrechos usados na altura, agora completamente obsoletos e imaginar o esforço e sacrifício dispendidos pelos pescadores durante os 4 ou 5 meses que durava a faina.
No aquário existente no museu pudemos ver alguns exemplares de bacalhaus no seu habitat, fazendo-nos roer de inveja por não podermos lançar a cana.
Para ganhar apetite, fizemos ainda uma pequena visita a uma das pistas de pesca mais utilizadas pela nossa equipa a Quinta da Boavista uma vez que a visita programada à Capela da Vista Alegre não pôde ser efectuada.
Seguiu-se a ida para o restaurante onde nos foi servida a refeição, bacalhau está claro, com várias maneiras de o confeccionar, que agradou a todos e a mim particularmente, que não sou própriamente aficcionado do dito.
Após a entrega das classificações e da homenagem feita aos atletas em destaque tudo em excelente ambiente de animação e camaradagem, regressámos a casa satisfeitos e quiçá, antevendo já a próxima época.
Por David Ventura, 10-11-2016
|
|