|
|
Página Inicial > Desportivo >
10.ª edição da Meia-Maratona do Porto
O testemunho de quem participou
Realizou-se, a 10.ª edição da Meia-Maratona do Porto, que incluiu uma minimaratona de 6 km.
Onze mil atletas encheram e coloriram as belíssimas marginais do Porto e de Vila Nova de Gaia.
O Grupo Desportivo fez-se representar neste evento com 35 participantes.
O percurso, de beleza incomparável, teve o seu ponto de partida na Av. de Paiva Couceiro, em baixo da Ponte do Freixo, e a meta, no Jardim do Calem/Fluvial.
Equipados a rigor, os atletas faziam furor por onde passavam e recebiam aplausos do público, que vibrava com a determinação e o entusiasmo dos participantes.
No meio do público era notório o semblante de agradável surpresa dos muitos turistas que visitavam nesse dia a Invicta.
O maior adversário da prova foi sem dúvida o calor elevado que se fez sentir, mas que foi amenizado pela excelente organização do evento, que, com o apoio dos bombeiros, proporcionou jactos de água e distribuição de bebidas, possibilitando assim o bom desempenho dos atletas e elevando o nível da competição.
Aqui fica o testemunho de alguns participantes. Parabéns a todos.
Bruno Teixeira (Porto) – 1.ª meia-maratona Tempo líquido: 02:09:59 Posição: 3822 Posição escalão: 657
Sou corredor de fim-de-semana, daqueles que treinam duas vezes antes de uma prova de 10km.
Aceitei o desafio de fazer esta meia-maratona na esperança de conseguir treinar nas férias, mas infelizmente o destino pregou-me uma partida.
O dia chegou e eu praticamente não treinei. Mas nesta vida ou se ganha ou se aprende… e desta vez aprendi muito.
Aprendi que 21km não são 10km, e que não se pode desejar fazer uma meia-maratona com dois treinos na pele… uma meia-maratona é dura. Aprendi que a partir dos 10km começam as dores, aos 15km começam a falhar as energias, e aos 18km até a roupa pesa. Dos 18km para a frente temos o jogo mental para não cair na tentação de desistir, focar no fundo da estrada e sofrer mais um pouco até ao fim.
Correr e aprender… treinar mais tempo, mais vezes e mais rápido. Na próxima prometo que vou tentar estar mais bem preparado!
Bruno Pereira (Póvoa de Varzim) – 1.ª meia-maratona Tempo líquido: 01:51:59 Posição global: 2040 Posição escalão: 400
Provas de 10km foram muitas. Depois veio uma de 12km, e pouco tempo depois uma de 15km, com um excelente ritmo. Pensava eu que estava preparado para esta meia-maratona. Mas afinal, apesar de ter terminado a prova, percebi que não estava devidamente preparado, nem física nem psicologicamente.
A motivação estava bem alta, não fosse o facto de me ter metido nestas corridas por causa de um cliente do Centro de Investimentos da Póvoa de Varzim, a residir em França e que veio a Portugal de propósito para fazer a meia-maratona comigo.
O compromisso foi assumido em Outubro do ano passado, quando, numa reunião, o cliente me desafiou a fazer uma meia-maratona e terminar a prova à frente dele! E não é que mesmo que com os seus 64 anos me deu um avanço considerável? Bem, vou ter de continuar a treinar mais.
Edgar Barbosa (Porto) – 10.ª meia-maratona Tempo liquido: 01:48:47 Posição: 1706 Posição escalão: 161
Participei pela 2.ª vez na Meia-Maratona do Porto, uma prova em que a participação é muito grande, e o ambiente é fantástico.
O dia estava muito bom: um pouco de calor a mais para uma prova desta distância, e por isso era necessário hidratar bem.
Na partida tive a companhia de dois fantásticos colegas e de um cliente que veio de França.
Em termos pessoais a prova foi fabulosa: bati vários recordes – os mais importantes, o dos 10km e o da meia-maratona.
Para mim esta prova foi mais uma etapa do grande desafio que pretendo fazer neste ano – estreia na Maratona do Porto, em Novembro.
Até breve. Apareçam para correr ou caminhar, ou simplesmente para nos apoiar e conviver!
Jorge Pires (Bragança) – 2.ª meia-maratona Tempo: 01:32:10 Posição: 468 Posição escalão: 95
Excelente dia para a prática do atletismo, soalheiro e sem vento, com a minha prova a decorrer bastante rápida até aos 15/16km.
Os quilómetros finais foram muitíssimo sofridos, mas consegui o meu objectivo principal, que era baixar o recorde pessoal.
Foi a minha primeira participação na Meia-Maratona do Porto; a outra meia-maratona em que participei foi na Régua. Gostei bastante do trajecto, apesar dos paralelos, do apoio das pessoas ao longo do percurso, da boa organização e da camaradagem entre os atletas do Grupo Desportivo
Experiência a repetir em 2017.
Por António Cardoso, 8-11-2016
|
|
|