Com a realização da final nacional de pesca de mar encerrou-se o ciclo dos interbancários de 2016. A prova realizou-se na zona norte e o local escolhido foi o litoral da Póvoa do Varzim.
O nosso Grupo participou com forte representação e do sul foram o Brandão, o Duarte, o Maymone, o Carvalho, o Ezequiel e o Saraiva.
A realização das finais de mar na zona norte levanta sempre um coro de objecções por parte dos participantes e uma vez mais os resultados acabaram por lhe dar razão.
A maioria dos pescadores opta pela pesca à bóia e estas zonas de areais, com pouca rocha e sem plataformas que permitam pescar com eficácia e segurança, não reúnem condições para se praticar esta modalidade. Se a isto somarmos uma escolha errada da hora da maré e um mar coberto de algas, temos todos os condimentos para o fracasso.
Apesar do dia não estar mau e o mar nem apresentar grande força, o peixe capturado foi muito pouco e boa parte dos pescadores não conseguiram qualquer exemplar.
Algumas poucas tainhas e alguns bodiões permitiram a apresentação de algum peixe à pesagem.
São situações a repensar se não queremos desmotivar aqueles que ainda abraçam esta modalidade e que com empenhamento e entusiasmo a mantêm viva ano após ano.
Quanto à nossa participação, coletivamente não chegámos aos prémios, mas individualmente temos a registar a excelente participação do Manuel Carvalho, que brilhantemente conseguiu o titulo de vice-campeão nacional.
Em relação aos restantes, os resultados são mais ou menos bons, mas todos deram o seu esforço e o seu empenhamento apesar das difíceis condições em que a prova se desenrolou.
Foi um bom ano de resultados. Em 2017 cá estaremos para tentar fazer mais e melhor.
Boas pescas.
Por José Duarte, 27-10-2016
|
|