Para premiar uma fotografia não existe nenhuma fórmula mágica, pois cada imagem pode conter uma força emocional, podemos até imaginar por si toda a sua história ou pode transmitir-nos algo que nos inter-relaciona, dependendo de quem a analisa. Muitas são as técnicas de fotografar ou até mesmo de adulteração da fotografia, com base em filtros, programas como o Photoshop; técnicas às quais o Júri não é alheio.
Uma coisa é certa, uma fotografia vive de luz (natural ou artificial), a essência base da sua concepção. Logo, a qualidade de uma foto começa pelo controle da entrada dessa matéria-prima na câmara ou seja escrever com luz.
A selecção das fotografias foi efectuada pela Direcção do Grupo Desportivo e pelo fotógrafo profissional Nuno Antunes. Participaram neste Concurso mais de 30 Sócios, tendo sido recebidas mais de 90 fotografias.
Os premiados deveriam ser todos aqueles que concorreram e que nos deixaram esta tarefa difícil de eleger três imagens, mas para nós as fotos que mais se destacaram são as que aqui vos mostramos.
1º Prémio – Fotografia “Dunas” Rui Miguel Rodrigues Martins - Sócio nº 90.249
2º Prémio – Fotografia “Praia de Carcavelos - Forte de S. Julião da Barra” José Eusébio Alpedrinha - Sócio nº 10.570
3º Prémio - Fotografia “Vila Franca Xira” José Alberto Tavares - Sócio nº 8.028
Por António Vale, 10-08-2010
|
|