Esta foi a minha 3ª edição dos 20 km de Cascais. Gosto desta prova. O percurso é agradável, temos o oceano ali ao nosso lado, e é habitual encontrar atletas mascarados que animam e dão cor ao pelotão.
Cheguei cedinho a Cascais porque era minha responsabilidade distribuir os dorsais. A manhã estava encoberta, tinha chovido e não havia vento.
Este ano, a cor dominante foi o amarelo fluorescente das T-shirts da prova. 14 atletas do Grupo Desportivo estiveram presentes, com boa disposição, grande determinação e excelentes prestações.
Antes da prova, confraternizei com os atletas BPI e alguns amigos de corrida que fui encontrando. Tirámos as fotos de grupo e dispersámos para a zona de partida. Nessa altura São Pedro decidiu abençoar-nos com uma rápida chuvada, como é da tradição.
A prova iniciou-se na Baía de Cascais, passou por algumas ruas da cidade e em seguida apontou para o Guincho. Nessa altura a chuva já tinha ido há muito, e começou o vento. Em algumas partes da prova pensei mesmo que levantava voo.
A organização esteve muito bem. Quilómetros bem assinalados e postos de abastecimento com água. Conseguiram fazer esquecer o descontrole da edição anterior.
Durante a prova estive sempre rodeada de muita gente, e o facto de na prova nos irmos cruzando com os primeiros do pelotão, vai-me mantendo animada…vou sempre a ver se passa algum atleta com a flor de laranjeira para orgulhosamente o apoiar. Cruzei-me com vários, e também me cruzei com alguns amigos de corrida.
Se nunca fez esta prova, experimente fazê-la em 2016 porque é muito simpática e animada. Ocorre sempre no domingo que antecede o Carnaval.
Também é uma prova muito fotogénica, pois existem imensas fotos disponíveis em sites e no facebook.
Go, Go, Go BPI!
Por Ana Fórneas, 23-02-2015
|
|