Final Regional de Pesca de Alto Mar do SBC Os participantes zarparam do porto da Nazaré a bordo da embarcação Mola Mola, do mestre Tony. O mar apresentava-se com uma ondulação fraca de noroeste com céu limpo, “águas abertas” e com pouco vento.
Utilizando como iscos amêijoa, camarão, sardinha e lingueirão, lá foram sendo “ferradas” várias espécies, tais como sargos, choupas, besugos, garoupa-da-pedra e fanecas, sendo esta última a espécie pescada em maior número.
Na classificação final o Rui Nunes ficou em 1.º lugar com 5,570 kg, e o Rui Prata em 3.º lugar com 5.165 kg. O Rui Nunes foi apurado para a final nacional de Setúbal.
Ainda houve tempo para degustar um magnífico arroz de polvo, servido a bordo, com que o mestre Tony presenteou os pescadores.
Final Regional de Pesca de Mar Foi também em Peniche que se disputou a final regional de pesca desportiva do SBC na modalidade de Mar.
Com um dia nublado com o sol a teimar em esconder-se por detrás das nuvens e que acabou com alguns aguaceiros. A prova iniciou-se com a maré já a encher, e os peixes lá foram aparecendo, sendo as capturas mais frequentes sargos de pequeno porte, com alguns exemplares de maior dimensão.
Apesar de o mar de Peniche ter sido pouco generoso para com os pescadores do SBC, valeu ao magnífico dia de pesca, a confraternização e o reencontro de velhas amizades.
Na classificação final conseguimos apurar para a final interbancária nacional os atletas Pedro Veiga e Rui Nunes, que obtiveram respectivamente o 2.º lugar (com 6525 pontos) e o 6.º lugar (com 1625 pontos).
Torneio interbancário da modalidade de Surfcasting do SBC A 1.ª prova de apuramento na modalidade de Surfcasting foi realizada na praia da Claridade, na Figueira da Foz.
Apesar do bom tempo, as condições de mar não foram as melhores para a prática desta modalidade de pesca, com ondulação de NW superior a 2,5m. O Rui Nunes obteve um 3.º lugar.
A 2.ª prova de apuramento desta modalidade também foi realizada na praia da Claridade, na Figueira da Foz.
Inicialmente tudo indicava que as condições eram melhores que na primeira mão da competição, pois o mar apresentava uma ondulação de 1,6 de NW e sem vento.
Após os primeiros lançamentos, verificou-se que não havia condições para surfcasting naquela praia, e por unanimidade foi decidida a alteração de local da prova para a praia do Cabedelinho (Gala). O Rui Nunes ficou em 2.º lugar.
Final Nacional Interbancária de Surfcasting Disputou-se na praia de Paramos, em Espinho, a Final Nacional Interbancária de Pesca na modalidade de surfcasting.
As condições para a pesca pareciam boas para a prática da modalidade, tendo o mar com uma ondulação de NW com altura de 1,5 metros, vento quase ausente. Mas com excepção de alguns pequenos robalos, as capturas foram principalmente de peixes-aranha.
O Rui Nunes integrou a equipa do SBC, que venceu por equipas a prova.
Por Mário Santos, 24-02-2025
|

|