Partimos da Igreja Paroquial do Divino Salvador de Fornelos acompanhados pelo guia local António, que nos orientou por este percurso circular que atravessa as freguesias de Fornelos, Gilmonde e Vila Seca.
Passamos pela Capela de Santa Comba e pelo Fontanário da aldeia rumo às margens do Cávado, atravessando zonas rurais e caminhos florestais acompanhados pelo cantar dos pássaros, que, generosamente, partilharam a sombra das suas árvores connosco.
Junto ao rio pudemos observar ruínas de moinhos e azenhas, parcialmente reconquistados pela natureza envolvente mas ainda uma memória visível do engenho humano nesta zona fluvial.
Chegados à Capela de N. Sra. da Consolação, desfrutamos de uma vista panorâmica reconfortante que nos permitiu ganhar fôlego para a última etapa deste caminho, que terminou no ponto de partida e onde o ensaio (entre quatro paredes) de um acordeonista se transformou na banda sonora perfeita para a nossa chegada!
Terminada a caminhada (mas não o passeio) seguimos depois rumo ao centro de Barcelos para um merecido e saboroso almoço no restaurante Bagoeira, regado com boa-disposição e um surpreendente momento de ilusionismo com o nosso Manuel Alves!
E foi assim que, totalmente recompostos e reenergizados, regressámos ao Porto, aguardando as datas de próximas caminhadas para que se possam criar mais memórias como estas!
Por Iolanda Cerqueira, 12-08-2024
|
|