Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Eventos Temáticos >

imprimir
Volta a Portugal ... sem sair do Sofá - 8ª etapa
Saída de Torres Novas

Há milénios que as margens do rio Almonda, que brota a sul da serra de Aire, seduzem quem por lá passa. É ali que se ergue Torres Novas, localizada 50 quilómetros a norte da capital de distrito, Santarém. No morro sobranceiro ao rio ergue-se o castelo, o início da nossa visita. A antiga fortaleza árabe – conquistada em 1190 por D. Sancho I – é monumento nacional desde 1910 e uma recordação viva da importância estratégica da cidade.

A poucos quilómetros da cidade, descobrimos indícios de outros antigos moradores. Nas ruínas descobertas em 1963 por residentes que de lá extraíam pedra para as suas casas, está o testemunho da presença romana na região: um espólio de centenas de moedas dos séc. II, III e IV, para além de bronzes, ferros, cerâmicas e uma estátua de Eros, o deus grego do amor.

De novo em direção à cidade, a quilómetro e meio da sede do concelho encontramos a Capela do Vale, em Vale de Carvão. É considerado o templo mais antigo do concelho e os investigadores colocam a construção do monumento românico entre 660 e 715.

Por Rui Duque, 18-04-2021



Anexos:

Perguntas

Regulamento

Lista de Prémios




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos