Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Férias e Viagens >

imprimir
Passeio à Bulgária e à Roménia
Excelente passeio com boa organização

Com saídas de Lisboa e do Porto, depois de nos encontrarmos no aeroporto de Frankfurt partimos com destino a Sófia, capital da Bulgária, considerada uma das mais antigas da Europa, onde nos aguardava a nossa guia.

No dia seguinte, depois de uma visita panorâmica, conhecemos a belíssima Catedral de Alexandre Nevsky, bem como a Igreja da Rotunda de S. Jorge, o mais antigo monumento de Sófia e o único ainda preservado que remonta ao Império Romano.

Seguimos para uma visita ao magnífico Mosteiro de Rila, (Património Mundial da UNESCO), fundado no séc. X por São João de Rila, e continuámos para Plovdiv, considerada a segunda cidade mais importante da Bulgária, visitando o bairro antigo, o Museu Etnográfico e o belíssimo anfiteatro romano, e terminámos o dia com um jantar num restaurante típico com espectáculo de folclore.

No dia seguinte viajámos até Kazanlak, capital do Vale das Rosas que se estende entre os Balcãs e a cadeia montanhosa de Sredna Gorá, onde fizemos uma visita à Necrópole de Kazanlak, incluída na lista do Património Cultural da Humanidade.

Seguimos depois para Veliko Tarnovo, que se localiza na colina de Trapezitsa, e continuámos para Arbanassi, uma pequena aldeia búlgara, onde fizemos um passeio a pé para visitar uma das casas típicas e a incrível Igreja da Natividade.

Depois do almoço, conhecemos o cavaleiro de Madara, património mundial e exemplar único de arte rupestre medieval na Europa, seguindo para Varna, a terceira maior cidade da Bulgária, banhada pelo mar Negro, onde visitámos o Jardim Botânico e o Palácio de Verão da rainha Maria em Balchik.

Partida para a Roménia, tendo como primeiro destino a sua capital, Bucareste, com os grandes boulevards, e as suas fontes. Visita ao imponente palácio que alberga o Parlamento e o Senado, e passeio panorâmico pela cidade com passagem pelos locais e monumentos mais emblemáticos.

Em Sinaia visitámos o fantástico Castelo das Peles, residência de Verão de Carlos I (Carol, primeiro rei da Roménia), do século XIX, e já no final do dia, em Brasov, tivemos um jantar especial com a presença de alguns elementos da Filarmónica de Brasov.

Na Transilvânia visitámos o famoso Castelo de Bran, mais conhecido como o Castelo de Drácula. Ainda tivemos oportunidade de visitar Sighissoara, onde conhecemos a cidadela medieval, com destaque para a Torre do Relógio. O almoço ocorreu na casa onde terá nascido o famoso Vlad Dracul, o Empalador.

Seguimos para Turda, para visita das minas de sal, continuando depois para Cluj, onde visitámos o jardim botânico e de onde saímos com destino a Lisboa ou ao Porto.

Apesar do percalço com a bagagem de alguns participantes, rapidamente resolvido, e do tempo de espera na fronteira para entrar na Roménia, verificou-se uma boa sintonia entre todo o grupo, cumprindo escrupulosamente os horários estabelecidos.

Foi de facto um excelente passeio, que recomendo. Está de parabéns o Grupo Desportivo do BPI, pela sua organização.

Por Jorge Neves, 3-08-2019




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos