|
|
Página Inicial > Férias e Viagens >
Crónica da Viagem à Baviera e Áustria
De 31 de Agosto a 7 de Setembro
Dia 1 (Sábado) » 31/08/2024 Lisboa/Porto » Munique Chegada do Grupo de Lisboa a Munique cerca das 10.15hs, e 15 minutos depois o Grupo do Porto. Recolha de bagagens, contacto com a nossa guia, entrada em autocarro para uma viagem relativamente curta percorrendo algumas artérias da cidade, e chegada ao Restaurante “Wirtshaus-Rechthaler-Hof”, para o 1º almoço (uma bela Salsichada). Restaurante/cervejaria típica alemã e localizada junto á estação central de comboios de Munique.
Após o almoço, visita panorâmica pela cidade, com destaque para paragens em: » BMW Museum onde, no Grande Hall, foi possível visitar a exposição de motos clássicas e a zona de promoção/vendas das novas viaturas da BMW, e o jardim do Palácio de Nymphenburg.
A visita panorâmica terminou na Marienplatz, com tempo livre para desfrutar de toda a zona envolvente (Câmara Municipal, Catedral, etc.) Seguiu-se o jantar também em cervejaria típica e o alojamento no Fering Park Hotel
Entre 2011 e 2012, Munique foi posicionada na 4ª posição entre as "Cidade Mais Habitáveis do Mundo", segundo estudos da consultoria internacional Mercer..
Dia 2 (Domingo) » 01/09/2024 Alemanha»Áustria Após o pequeno almoço, saída rumo á Áustria, com paragem para visita ao Castelo de Neuschwanstein, castelo com um enquadramento numa paisagem fantástica sobre a vila de Schwangau e o lago Alpsee.
Algumas notas sobre este castelo: Situado no cimo de um rochedo, foi mandado construir por Luís II da Baviera (filho do Rei Maximiliano II) entre 1869 e 1886, inspirado na obra do seu amigo e protegido o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida" símbolo dos estúdios Disney. O castelo, com o seu edifício residencial de 5 andares em estilo românico, segundo o modelo de Wartburg, incorpora hoje múltiplas evocações dos cenários de Richard Wagner, o conceito de um castelo medieval romântico.
Seguiu-se deslocação até Fussen para almoço no Restaurante “Ludwigs”, havendo posteriormente algum tempo para uma breve visita por esta pequena cidade. Füssen tem um centro histórico pequeno e charmoso, como a maioria das cidades da Baviera. Ruas de pedra com casinhas e lojas que parecem ter saído de algum conto de fadas. Muitas delas abriram restaurantes, cafés e lojas de souvenir.
Saída de Fussen e da Alemanha, com destino á Austria (Vale de Ziller), com chegada para jantar e estadia no Hotel Café em Zillertal, onde se começou a visualizar e sentir a bela paisagem dos Alpes - Tirol Austríaco
Dia 3 (Segunda-feira) » 02/09/2024 Áustria De manhã saída com destino a Innsbruck, capital do Tirol, com paragem na cidade de Hall in Tirol, sendo possível visitar o Convento do Sagrado Coração, a Igreja de S. Nicolau e vista exterior do Edifício da Casa/Museu da Moeda.
Chegada a Innsbruck para almoço, no Restaurante “Grauer Bar” e visita pedonal á cidade acompanhados de guia local, com passagem pela Sede do Governo provincial, Catedral, Casa de Mozart, Landestheater, famoso Prédio com telhado dourado. e viagem de funicular para vista panorâmica da cidade. Jantar em Restaurante Local com espetáculo muito interessante de música e folclore do Tirol.
A viagem desde Zillertal até Innsbruck, entrando nos Alpes Tiroleses, proporcionou-nos a observação de paisagens de uma beleza inigualável (segundo alguns autores Moments of Wonder – momentos de maravilha)
Innsbruck é uma cidade no oeste da Áustria, capital do estado do Tirol. A cidade é atravessada pelo rio Inn, de onde tem seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn".
Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette (Hafelekar, 2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul. Innsbruck é um famoso centro de desportos de inverno, tendo sido palco dos jogos olímpicos de Inverno nos anos de 1964 e 1976.
Dia 4 (Terça-feira) » 03/09/2024 De manhã visita ao Castelo de Tratzberg, castelo localizado no alto do vale entre as cidades de Jenbach e Schwaz. É mencionado pela primeira vez em documentos do século 13 e foi originalmente usado para proteger a fronteira com a vizinha Baviera. Mais tarde foi comprado pela família de comerciantes Fugger que o reconstruiu e se tornou um exemplo clássico de castelos tiroleses do século XVI. Hoje, oferece aos visitantes visitas guiadas às suas salas mais importantes, incluindo o Habsburger Hall, o Fuggerstube de estilo gótico e a Sala do Rei, e também um passeio de realidade virtual 3D em oito idiomas. Seguiu-se almoço em Pertisau, no Restaurante “Alpengasthaus Falzturn” situado no maravilhosos Parque Natural dos Montes de Karvendel, com paisagens deslumbrantes e magníficas dos Alpes e enquadramento junto ao Lago Achensee.
Após o almoço, ainda em Pertisau, desfrutámos de um cruzeiro no lago Achensee (o maior lago do Tirol), onde mais uma vez se pôde apreciar toda a magnífica beleza natural da zona.
Antes do regresso para jantar e alojamento, houve oportunidade de visitar Rattenberg, considerada a cidade mais pequena da Austria. Rattenberg é uma cidade da Áustria, situada no distrito de Kufstein, no estado do Tirol. Tem 0,11 km² de área e sua população em 2019 foi estimada em 408 habitantes. Esta cidade também é conhecida pela ligação á família Swarovski, não porque seja a sua cidade natal, mas porque lhes serviu de inspiração para o desenvolvimento da sua atividade ligada aos diamantes.
Dia 05 (Quarta-feira) » 04/09/2024 Saída de Zillertal a caminho de Salzburgo, abandonando-se assim a zona do Tirol, mas sem antes sermos presenteados com uma visita ás magníficas cataratas de Krimmler e ao seu parque natural – simplesmente Soberbo.
Chegada a Salzburgo (cidade da música), para almoço no Restaurante “Da Giovanni”, após o que foi efetuada visita panorâmica, com destaque para os seguintes pontos; » Jardins do Palácio Mirabell, » casa de Mozart, » Catedral, » Praça da Residência » Rio Salzach que banha a cidade e esteve na origem do seu nome, e tempo livre para desfrutar da cidade e sobretudo do centro histórico pedonal. Jantar e alojamento no Hotel Austria Trend Europa Salzburg
Dia 6 (Quinta-feira) » 05/09/2024 De Manhã, saída de Salzburgo a caminho de Viena, com passagem pela região dos Lagos Austríacos, registando-se uma primeira paragem em St Wolfgang – a quem designam por “Uma verdadeira obra-prima da Natureza”.
St. Wolfgang é um lugar definitivamente singular no mundo. Situada entre Hallstatt e Salzburg, nas margens do lago Wolfgangsee, essa linda cidade é um misto de história, natureza e tradições. Conhecida também como uma cidade SPA, St. Wolfgang é muito frequentada nos finais de semana como um refúgio de paz para descansar e se desfrutar da natureza.
St. Wolfgang tem uma história interessante. Fundada em 976 pelo Bispo Wolfgang, diz a lenda que ele lançou seu machado na montanha e declarou que onde ele caísse, seria o local de construção da sua igreja. Assim se fez, e a igreja foi construída e a cidade fundada.
Em 1052 após a canonização de St. Wolfgang, a Igreja tornou-se um importante lugar para peregrinos que acreditavam no poder do santo milagreiro. A igreja está cheia de presentes que os peregrinos traziam ansiando uma dádiva.
Outro facto que fez com que a cidade ficasse mundialmente conhecida foi quando a peça de comédia "Im weißen Rössl am Wolfgangsee" (gravada no Hotel White Horse Inn) celebrou a sua estreia em Berlim com enorme sucesso. A cidade ficou mundialmente famosa e atraiu estrelas de cinema de todos os cantos do planeta. A partir daí St. Wolfgang foi-se desenvolvendo, principalmente no turismo, e hoje é considerado um dos principais centros de relaxamento e descanso no interior da Áustria. Ainda em St Wolfgang tivemos oportunidade de almoçar no Restaurante “Shafbergbahn” situado no interior da estação de comboios.
De seguida mais uma paragem em Traunkirchen junto ao Lago Traunsee, após que rumámos a Viena, para alojamento e Jantar no Hotel Leonard. Chegada a Viena – cidade magnífica, de uma Monumentalidade “Esmagadora”, crendo-se que é a cidade europeia com mais palácios. O Centro histórico de Viena, que é caracterizado como a imagem do reinado dos Habsburgos, bem como o Palácio de Schönbrunn, são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património da Humanidade. A Catedral de Santo Estêvão é reconhecida como um dos edifícios mais altos da cidade e do centro da igreja metropolitana.
Viena é também uma cidade com uma elevada qualidade de vida. No estudo internacional do Mercer, de 2015, a qualidade de vida foi comparada com base em 39 critérios, tais como fatores políticos, económicos, sociais e ambientais, em 230 cidades em todo o mundo. Viena ocupou o primeiro lugar pela sétima vez consecutiva, e também está colocada como uma das cidades mais ricas do mundo. Crê-se que por ano atrai mais de 12 milhões de turistas.
Dia 7 (Sexta-feira) » 06/09/2024 Visita ao Palácio de Schonbrunn e seus magníficos jardins (equiparado a Versailhes), seguido de uma visita panorâmica e pedonal ao centro histórico, partindo da Praça de Santa Teresa e percorrendo a Ringstrasse terminando na Catedral de Santo Estêvão.
Almoço no Restaurante “La Creperie”, seguido de tarde livre para visitas
Mas o último jantar tinha de ser especial, não só pela gastronomia, mas pela envolvência » e na realidade foi » numa cervejaria/restaurante típico em Grinzing, onde o nosso grupo coral teve oportunidade de ter uma exibição fantástica, sendo alvo de calorosos aplausos e pedidos de várias editoras para gravação de 1 disco. Este jantar, a nível de ambiente, foi o espelho da alegria, da fraternidade e do compromisso que este grupo desenvolveu ao logo desta Viagem » sem dúvida, uma Maravilha.
Dia 8 (Sábado) » 07/09/2024 L Último dia livre para visitas em Viena e regresso a casa todos em bem, de boa saúde e de espírito leve e cheio de boas emoções e vistas de panoramas deslumbrantes. Pela nossa parte, acompanhados do Miguel, do Simões e dos Limas (avô e neto), tivemos ainda oportunidade de visitar o Palácio de Belvedere e o seu lindíssimo jardim
NOTA FINAL Esta viagem á Baviera e sobretudo á zona do Tirol já estava por nós programada há algum tempo, mas por questões de diversa natureza fomos adiando - e ainda bem.
Ainda bem, não porque a beleza que desfrutámos das diversas paisagens campestres e urbanas tivesse sofrido alterações ou fosse diferente do espectável, mas sobretudo porque nem sempre se consegue reunir um conjunto de fatores que tornam uma viagem, numa Excelente VIAGEM, foram eles: » um programa/percurso relativamente bem programada face ao tempo disponível, » por isso, mérito do GDBPI Norte e do operador turístico, » uma guia de grande performance – alegre, interessada, colaborante, participante, informada, preocupada e atenta ás necessidades e curiosidades do grupo, e com excelente humor, e por fim, » (the last but not the least) um grupo excelente» de alta de qualidade MUITO ACIMA DA MÉDIA» com companheirismo, educação, alegria, respeito e amizade que foi gerando solidariedade e simpatia ao longo dos dias. Portanto, hoje temos a certeza que escolhemos o timing certo para esta viagem, estando convencidos que, com um Grupo destes, qualquer viagem será uma alegria com bons momentos de prazer. Assim, da nossa parte um Abraço Fraterno para todos e um Muito Obrigado (da Família Coelho).
Por Norberto e Paula, 5-11-2024
|
|
|