Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Os mais belos retábulos
No Museu de Arte Antiga.

A exposição “Primitivos Portugueses” (1450-1550) reuniu e colocou em confronto mais de 160 pinturas dos séculos XV e XVI, reconstituindo alguns dos mais belos retábulos portugueses desse período, esta exposição ensaia um panorama crítico, actualizado acerca dos chamados Primitivos Portugueses e visa demonstrar como o estudo técnico e material desse património contribui para aprofundar o seu conhecimento.

Assinalando o centenário da primeira apresentação ao público, em 1910, dos Painéis de S. Vicente, que desde então passaram a constituir, nacional e internacionalmente, a obra “fundadora” e mais célebre da arte da pintura em Portugal, a exposição procura também documentar e questionar as noções de “originalidade artística” e de “identidade nacional”.

Na visita às “10 Obras Primas” do Museu de Arte Antiga destaco a obra “Custódia de Belém“ que Vasco da Gama no regresso da 2ª viagem à Índia trouxe para Lisboa, em 1503. D. Manuel I mandou lavrar esta Custódia que ofereceu ao Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos).
Interpretando as fontes documentais e a obra literária de Gil Vicente, o célebre dramaturgo quinhentista, há autores que confirmam ser ele o autor da Custódia de Belém.

Por António Vale, 17-02-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos