Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Caminhos de Tongóbriga
Um percurso circular

Como habitualmente, às 8.00h, encontrámo-nos na Praça de Francisco Sá Carneiro e lá fomos em direcção a Marco de Canaveses para fazer o trilho Caminhos de Tongóbriga. O seu nome faz referência à Estação Arqueológica do Freixo – Tongóbriga.

Caminhos de Tongóbriga é um percurso circular que nos leva por vários locais dignos de interesse, entre os quais as Poldras do Ribeiro de Covas, a Igreja de Santa Maria do Freixo e a antiga cidade romana de Tongóbriga – Museu e Fórum de Tongóbriga.

Caminhámos entre pinheiros, cercados por carvalhos, loureiros, oliveiras, castanheiros, álamos e outras espécies arbóreas e até grandes extensões de vinhas. Chegados a um dos mais belos pontos da caminhada, a passagem desejada pelas poldras no rio, atravessámos o ribeiro saltando de pedra em pedra.

O caminho continuou em direcção à aldeia do Freixo e à antiga cidade romana de Tongóbriga. Freixo está inserida na denominação «aldeias de Portugal», de ruas estreitas e casas de pedra, onde se realça a Igreja de Santa Maria do Freixo e o Museu de Tongóbriga.

Por Reis Almeida, 3-11-2017




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos