Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Castelo de Vide e Marvão
Uma lição de História

Para aqueles que nunca tinham visitado estas duas lindas vilas alentejanas foi certamente um passeio inesquecível, por lhes ter sido dado contemplar nas duas localidades tantos e diversos motivos existentes em cada uma delas, com razões mais que suficientes para nos prenderem o olhar e acalentarem a alma.

Efectivamente, é de realçar toda a harmonia das estreitas ruas e vielas, profusamente enfeitadas pelo colorido variegado das flores, as jóias arquitectónicas de palacetes senhoriais dos séculos XVII e XVIII, e de diversas igrejas de talhes e épocas diferentes. E além destas igrejas são ainda dignas de nota, em Castelo de Vide, as históricas sinagoga e judiaria.

A acrescentar a toda esta magnificência de obras de arte religiosa existe em cada uma das vilas um soberbo castelo: o de Marvão, situado a 862 metros de altitude, e o de Castelo de Vide, a 460 metros. Escusado se torna dizer que de ambos os castelos se avistam magníficas e vastas paisagens, a perder de vista, que se nos afiguram como um aprazível e doce bálsamo para os olhos e as almas de quem as contemplam.

Não queria deixar de realçar o nosso guia, Belmiro, que, para além de um modo pedagogicamente calmo e sempre atento a qualquer dúvida ou pergunta que se fizesse, nos deu uma autêntica lição de história.

Em suma: um passeio inesquecível.

Por João Gouveia, 19-08-2014




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos