Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Espectáculos >

imprimir
Cortejo do Traje de Papel
27 de Agosto, na Foz, durante a parte da manhã

No dia 27 de agosto, pela manhã, o Cortejo do Traje de Papel passa no Jardim das Sobreiras, na Cantareira, segue para o Passeio Alegre, Rua do Coronel Raul Peres, Rua da Senhora da Luz, Rua de São Bartolomeu e termina com o banho santo, na Praia do Ourigo.

Grande parte da informação existente sobre o Cortejo do Traje de Papel está dispersa, outra vive na memória ou na tradição oral. Há registos que ficaram irremediavelmente perdidos. Mas há um legado que começa a ser, agora, descoberto.

O dia do cortejo é sempre especial, mas verdadeiramente admirável é também o trabalho feito nos meses que o antecedem. O grande desafio continua a ser encontrar mãos para trabalhar. Sem o trabalho de retaguarda dos voluntários, das associações, das costureiras e modistas (no qual as irmãs “Mirandeiras” foram pioneiras), o cortejo não acontece.

Há ainda quem assegure este trabalho, mas é urgente perpetuar este saber junto das novas gerações. Como atraí-las é, ainda hoje, um dos grandes desafios.

A logística de preparação do cortejo é complicada e materializa-se em horas infindáveis e largos meses de trabalho na Associação Comissão de Moradores do Bairro Social de Aldoar, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, no Orfeão da Foz do Douro e na União de Freguesias da Foz do Douro, Aldoar e Nevogilde (UFAFDN).

São metros infindáveis de papel crepe e de jornal transformados, com minúcia, arte e engenho em vestes coloridas e acessórios únicos. O tema central, este ano, é o Património Mundial da UNESCO. Entre o desenho dos fatos, a confeção de todos os acessórios e dos trajes e a prova dos figurantes, a azáfama é muita.

Joana Bourbon, designer de moda há 29 anos, assume pela primeira vez a coordenação e a confeção dos trajes da UFAFDN, um “desafio” pelo qual se apaixonou de imediato. O curioso é que “temos uma União de Freguesias a representar, no fundo, a união de todas as coletividades. A união de todos nós que participamos neste cortejo. Isto é algo único e muito bonito de se ver!”, ressalvou.

Por António Cardoso, 9-08-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos