Por muitas horas que se passe à beira-mar, a pesca é uma modalidade onde o imprevisto nos pode surpreender a qualquer momento. Seja o aparecimento de um peixe de tamanho pouco vulgar ou, no outro extremo, a ausência total de peixes, são situações pouco habituais mas com as quais um pescador tem sempre que contar.
Vem isto a propósito da I Prova do Campeonato BPI de Surfcasting, disputada recentemente na Praia do Moinho de Baixo, no Meco, onde apesar de toda a aplicação dos nossos pescadores, com centenas de lançamentos, mudanças de iscos e a utilização das mais diversas técnicas, nada surtiu efeito e chegámos ao fim das cinco horas de pesca todos iguais.
Nem um único peixe foi capturado.
Se o nosso objectivo principal não fosse a pesca, até se poderia dizer que esteve um dia perfeito. A manhã surgiu envolta em nevoeiro e muito fria mas rapidamente o sol tomou conta das operações e a temperatura subiu para valores agradáveis. O vento também fraco não incomodava e somente o mar resolveu complicar a situação. A ondulação com cerca de 3,5 m a provocar forte agitação perto da costa e a grande quantidade de areia em suspensão acabaram por provocar o afastamento do peixe.
Com toda a gente de mãos a abanar e um empate geral na classificação, os concorrentes vão apresentar-se em igualdade na próxima prova do campeonato, a disputar no dia 5 de Março, na Praia do Carvalhal. Esperamos que desta vez com a colaboração do peixe.
Para mais informação contacta os seccionistas ou o Grupo Desportivo.
Por José Duarte, 24-02-2011
|
|