Não deixa boas recordações para a maioria dos pescadores a prova inaugural da temporada de surfcasting que teve lugar na Praia do Pego.
Cerca de metade dos participantes chegou ao fim sem qualquer peixe capturado e os restantes, com duas excepções, conseguiram apenas uma ou duas capturas pontuais.
Ao contrário das previsões, a chuva e a trovoada mantiveram-se longe e o céu intervalou as nuvens com algumas aparições de sol.
O mar sem ondulação e as águas muito transparentes eram uma indicação clara de grandes dificuldades na pesca. Com o tempo, veio a confirmar-se que até andariam alguns peixes na zona, no entanto, com estas condições tornam-se de tal forma desconfiados que a sua captura se tansforma num verdadeiro quebra cabeças.
A melhor pescaria totalizou nove exemplares de diferentes espécies, como sargo, tainha, linguado e peixe-agulha e acabou por ser uma excepção à regra.
O nosso Grupo Desportivo esteve representado por três pescadores. A sorte não nos protegeu e o Saraiva Ribeiro e o Duarte alinharam no lote dos que chegaram ao fim de mãos a abanar. O Carlos Brandão teve mais sorte e conseguiu um bom segundo lugar no seu sector.
Colectivamente a nossa equipa acabou em sexto lugar.
A próxima prova vai realizar-se em Maio, na Praia de Porto Carretas. Esperemos um dia melhor.
Até lá, grandes pescarias e muito peixe.
Por José Duarte, 24-04.2024
|
|