Ao fim de várias tentativas para agendar esta prova, finalmente ficaram reunidas as condições indispensáveis para a sua realização. O mar e o vento permitiram a saída do Mola Mola do porto da Nazaré, a prova embarcada do Sindicato dos Bancários do Centro.
O dia estava prazenteiro com céu limpo a deixar antever uma jornada bem passada a bordo da embarcação. Mestre Tony, homem com mais de 60 anos de mar, tratou de levar a embarcação para as 3 milhas da costa, onde a sua experiência dizia que poderia haver peixe. O mar cavado e a ondulação de 2m de noroeste não tardou a fazer "estragos" entre os pescadores, alguns enjoos que fazem parte de quem se atreve nestas lides.
O peixe também não tardou a aparecer: algumas choupas, safias, garoupas, fanecas e besugos entraram bem ao isco, que, apesar de diversificado, foi a amêijoa que acabou por se revelar mais eficaz.
No regresso ainda houve tempo para retemperar forças, o mestre Tony presenteou os pescadores com um magnífico arroz de polvo feito a bordo e que foi do agrado de todos.
Após a pesagem, Pedro Veiga, do Grupo Desportivo BPI, sagrou-se campeão com 8590g secundado por Rui Prata, também do BPI, com um peso de 5820g que arrecadou igualmente o troféu do maior exemplar – uma safia com 500g.
Ambos irão representar o SBC na Final Nacional do Interbancário em Setúbal.
Por Pedro Veiga, 8-11-2022
|
|