Teve lugar em Troia a primeira prova do campeonato interno regional sul de surfcasting e que serviu simultaneamente de preparação para o interbancário que se avizinha.
Fomos encontrar um verdadeiro dia de verão. Céu limpo, muito calor e o vento quase ausente, o mar com ondulação muito fraca e água muito transparente.
Durante a primeira metade da prova, a inactividade dos peixes foi quase geral, com excepção do bonito robalo capturado pelo Vítor Mourão. Com a subida da maré, os peixes começaram a dar um ar da sua graça e entre taínhas e cavalas, no final toda a gente tinha peixe.
Feitas as contas à pontuação dos peixes, apurou-se que o Saraiva Ribeiro levou a melhor com 1201 pontos, seguido do Vítor Mourão, com 715 e do Carlos Brandão, com 604 e é este o pódio com que arrancamos no campeonato deste ano.
Quanto à luta pelo maior exemplar, o Vítor Mourão segue na dianteira com o seu robalo.
De salientar que nesta modalidade o peixe capturado é medido e devolvido à água, a maioria em boas condições de vida. No fundo, os pescadores são dos principais interessados em oceanos com vida e exige-se a todos uma atitude responsável.
Foi um dia que todos consideramos bem passado e que terminou na Comporta a matar a fome e a sede e no habitual convívio ao fim das provas.
Por José Duarte, 13-03-2020
|
|