|
|
Página Inicial > Fotografia >
Portugal com Ouro, Prata e Bronze!
XVII Campeonato Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquático
Foi com muito entusiasmo e expectativa que a Selecção Nacional de Fotografia Subaquática, da qual fazem parte os atletas do nosso Grupo Desportivo, a dupla Carla Siopa e Rui Palma, rumou a Tenerife para participar no XVII Campeonato Mundial de Fotografia Vídeo e Subaquático.
Partimos mais cedo, pois teríamos de fazer mergulhos de treino para reconhecimento dos spots, eleitos previamente para a prova. Devo dizer que foi um orgulho fazer a viagem já com o equipamento de Portugal, que, por sinal, era bem bonito!
Quando chegámos a Tenerife, deparámo-nos com uma ilha maravilhosa e com um mar cristalino e quente, com temperaturas entre os 23 ºC e os 24 ºC e com uma grande visibilidade. Tinha tudo para correr bem!
Os treinos começaram imediatamente, pois havia pouco tempo para o início do Campeonato, e foram intensos e produtivos, o que nos permitiu delinear uma estratégia, que nos ajudou depois a saber o que queríamos fotografar e onde podíamos encontrar os motivos eleitos.
Pouco a pouco, e à medida que iam chegando, fomos conhecendo as equipas adversárias, vindas de todos os “cantos” do mundo, e também elas cheias de vontade de ganhar!
Finalmente estavam reunidos “os melhores”, e chegado o dia teve início o campeonato!
Tudo estava organizado e preparado para receber os 20 países participantes, cada um com duas equipas, formadas por duas pessoas cada uma. Era muita gente junta, mas a organização feita pela CMAS (The World Underwater Federation) permitiu que tudo corresse bem, e o desportivismo e a entreajuda facilitaram bastante.
Foram dois dias de prova, com duas imersões diárias, em que era necessário obter cinco fotografias específicas: uma de Grande Angular, uma de Grande Angular com Mergulhador, uma de Peixes, uma de Macro e uma de um Tema, que previamente tinha sido escolhido pela CMAS, peixes cartilaginosos (raia, tubarão, cação, quimera).
Feitas as fotos, chegou a hora de as apresentar ao júri, composto por sete membros, todos eles profissionais e experientes nesta matéria.
Como resultado, e com muito orgulho, obtivemos uma medalha de prata na categoria de Tema e uma medalha de bronze na categoria de Grande Angular, sendo que os nossos colegas da seleção nacional, a dupla Rui Bernardo e Sónia Bernardo, obtiveram a medalha de ouro na categoria de Peixes.
A soma das classificações das duas equipas nacionais sagrou Portugal como vice-campeão do mundo, a seguir à Itália, e antes da Croácia!
Ficam as fotos, para mais tarde recordar!
Por Carla Siopa, 2-11-2019
|
|
|