Começámos por Zagreb, com a Catedral da Assunção da Virgem Maria e Santo Estêvão, Porta de Pedra, Igreja de S. Marcos, etc.
No dia seguinte foi a vez de Serajevo, na Bósnia e Herzegovina. Na capital destaca-se o edifício da Câmara, a Ponte Latina, o Museu do Túnel de Guerra, a mesquita e as igrejas Católica e Ortodoxa.
Ao 3.º dia explorámos Mostar, a Ponte Velha reconstruída em 2014 e o centro histórico, património da Unesco.
De tarde fomos para Dubrovnik, de novo na Croácia. Aqui são famosas as muralhas, a catedral, o Palácio do Reitor e o passeio pedonal de Stradun.
No 4.º dia visitámos Kotor, no Montenegro, e regressámos à Croácia ao fim da tarde.
Visitámos Split, com o Palácio de Diocleciano e o Teatro Nacional. Seguiram-se Trogir, com a Cidadela de Kamerlengo e a Torre de São Marcos, e Zadar, com o extraordinário Órgão do Mar e a Igreja de São Donato.
No 6.º dia foi a vez dos famosos lagos Plitvice. É ir para crer: uma maravilha com lagos, cascatas e vegetação sem par. De tarde seguimos para a Eslovénia, e em Ljubljana admirámos o castelo, as 3 pontes, a catedral, etc.
No 7.º dia foi a vez de Bled – o castelo e o lago onde navegámos numa espécie de gôndola. Seguiram-se as grutas de Postojna, com as estalactites e as estalagmites, onde entrámos e saímos de comboio.
Ao oitavo dia regressámos.
Por Maria Brandão, 9-08-2017
|
|