Embora os pescadores sejam conhecidos pela sua inesgotável paciência, desta vez a maioria não resistiu e quando a prova chegou a meio já muitos tinham desistido e arrumado o material.
Aconteceu em S. Martinho do Porto durante a Final Nacional de Surf-casting, em que as condições encontradas pelos pescadores não reuniam o mínimo das condições para a prática da modalidade.
Há vários dias que se vinha anunciando o que ia acontecer. As fortes chuvadas transformaram a baía num mar de lama e a forte ondulação encarregou-se de a encher de algas, tornando o local completamente inadequado para a realização da prova.
Por cada cinco minutos de linha na água era preciso um quarto de hora para a libertar das algas e em muitos casos o peso era tal que o nylon não resistia.
O ânimo e a paciência foram desaparecendo e quando se ouviu o sinal para terminar a prova e só uma dúzia de concorrentes tentava ainda a sua sorte.
É frustrante para quem disputou um campeonato regional e conseguiu o apuramento para a final nacional ver-se impedido de competir por total falta de condições.
Compreende-se que neste tipo de realizações que acarreta reserva de alojamento, refeições, etc., não é fácil alterar datas ou locais, no entanto há que varrer a ideia de que as coisas têm que se fazer a qualquer preço, haja ou não condições desportivas ou segurança. Hoje em dia já é possível saber com uma antecedência razoável com o que se pode contar e quem tem a responsabilidade de organizar deve tomar as decisões que se justifiquem.
A continuarmos por este caminho, a breve prazo havemos de querer organizar mas já não haverá participantes. Da parte da nossa equipa, o Duarte, o Maymone, o Carvalheiro e o Carvalho, apoiados pelo David, bem tentaram mas não foi possível mais do que a captura de um exemplar de 17 gramas, efectuada pelo Carvalheiro.
Segue-se a final de mar, na Póvoa de Varzim, esperamos mais sorte para o nosso pessoal e melhores condições desportivas para todos. Para mais informações sobre a modalidade, contacta o Grupo Desportivo.
Por José Duarte, 12-10-2010
|
|