Eram 4.00h da manhã – comparência no aeroporto Humberto Delgado, uma violência. Viagem tranquila e chegada a Tirana; visita pedonal da cidade com alguns prédios que mais parecem arte, com a sua energia vibrante e cultura rica.
Foi possível em oito dias visitar este país com as suas fortalezas, falésias imponentes, vistas panorâmicas, a cidade de Berat, património mundial da Unesco – antiguidade e arquitectura albanesa; casas antigas, com grandes janelas com vista para a cidade. Visita da cidadela, com vista para o rio e para a cidade moderna.
A cidade de Gjirokastra, também património mundial da Unesco, incluindo o castelo, o Museu Etnográfico (casa natal do ex-ditador Enver Hoxha), o antigo bazar. Visita de adega, prova de vinhos e refeição típica com produtos locais.
Ainda visitámos Butrint, património da Unesco, seguimos pela Riviera Albanesa, um paraíso, com a beleza da costa, com praias lindíssimas, o mar Jónico (muita pedra mas água quentinha), mar Adriático e o mar Mediterrâneo com areia branca e o mar azul-turquesa, o Parque Nacional de Liogara, montanhas verdejantes, com a sua imponência, e vistas de cortar a respiração. Durres: interessante a mistura de história antiga e vida moderna, as ruínas romanas, e a brisa do mar Adriático.
Jantar de despedida num agroturismo, muito bom e simpático – a quinta tinha uma decoração com “armas” de madeira espectaculares.
Mais uma viagem fantástica do Grupo Desportivo, com agradecimento especial à guia e ao motorista, albaneses, sem esquecer o Fernando da TQ, sempre presente.
E assim partilho algumas das memórias que trouxe comigo. Por Rui Simplício, 17-08-2025
|

|