A praia da Aberta Nova, no litoral Alentejano, foi o palco escolhido para disputar a segunda prova do campeonato interbancário de surfcasting.
Local de grande tranquilidade e beleza, acolheu os pescadores num excelente dia de primavera, com céu limpo e muito sol.
Na realidade, quem procurasse um bom dia de praia estava no local certo, mas o mesmo já não poderia dizer quem tinha como objectivo a pesca.
O mar, quase sem ondulação e as águas extremamente transparentes eram indicadores seguros de um dia de pesca muito difícil.
Com o decorrer da prova e apesar do muito esforço e artimanhas dos pescadores, os peixes iam saindo a conta-gotas e no final da prova um número significativo não tinha visto nem uma escama.
Pelas mãos dos mais felizardos lá passaram algumas tainhas, uns sargos, peixe-agulha, carapaus, pregados e peixe-aranha, embora tudo em pequenas quantidades.
Em relação aos nossos pescadores, as coisas também não correram pelo melhor e a maioria engrossou o pelotão dos que nada apanharam. Salvou-se o Duarte com o 3º lugar da zona e o Martins com o 5º. Por equipas, continuamos no 5º lugar e com grandes dificuldades em sair dessa posição.
Apesar do mau dia de pesca ninguém deu o tempo por mal empregue. Bom tempo, local agradável, boa companhia e excelente convívio.
A terceira, e última prova, disputa-se no final de Maio na praia da Fonte da Telha e é uma última hipótese para o apuramento para a final nacional.
Até lá……….vamos à pesca!
Por José Duarte, 30-04-2017
|
|