O Grupo Desportivo esteve presente na prova de resistência, realizada no Kivi Kart, em Viana do Castelo. Para o Grupo Desportivo na zona Norte foi a primeira participação neste tipo de provas nos últimos anos. A equipa era composta por seis elementos, dos que participam regularmente no torneio de karting, a saber: António Costa, Carlos Elísio, Luís Fernandes, José Oliveira, Aníbal Gonçalves e Sérgio Ferreira. Chegados ao evento era notória a ansiedade e o nervosismo para que a prova começasse.
Estavam presentes no evento equipas que participam regularmente neste tipo de provas e que apresentaram, como se esperava, grande competitividade. Destaque ainda para participações de equipas espanholas, reforçando o carácter competitivo da prova, num total de 14 equipas. A pedido da organização, dada a qualidade dos pilotos e o número dos mesmos, o nosso piloto Sérgio Ferreira foi convidado para correr por outra equipa, permitindo assim que na nossa equipa todos conduzissem um pouco mais de tempo. Combinada a táctica, quanto à qualificação e turnos a realizar, teve início a qualificação, onde tivemos os primeiros percalços no kart o que limitou de alguma forma a perfomance. Assim, só foi possível obter a 13ª posição e evitar o último lugar da grelha na partida.
Em turnos de 15m o Carlos Elísio foi o primeiro a partir, pelo que todos realizaram vários turnos. Durante a prova os problemas mecânicos não se manifestaram, mas veio ao de cima o menor ritmo competitivo dos participantes do Grupo Desportivo. Após cair para a 14ª e última posição, não mais foi possível subir na classificação, passando a ser o principal objectivo terminar e melhorar os tempos o mais possível ao longo da prova.
Esse esforço foi notório com rápidas trocas de piloto e os tempos por volta a melhorarem, apesar da diferença significativa para os mais rápidos. No final da prova, apesar do resultado, era clara a satisfação pela participação, pelo esforço colocado por todos, bem como pelo convívio salutar proporcionado mais uma vez pelo Grupo Desportivo. Por António Costa, 12-08-2016
|
|