Porque estamos no mês do santo, fomos visitar o S. João no Porto. No fim jantámos sardinhas, uma tradição que muita gente pensa que vem de longe.
A visita permitiu conhecer o Porto do S. João e deixarmos de ser ignorantes. Ficámos a saber que em 1947 começaram a aparecer as sardinhas assadas nos Jardins do Palácio de Cristal, hábito que veio revolucionar o ambiente gastronómico do S. João.
Na famosa Feira Popular do Palácio o preço do carneiro terá atingido um valor tão elevado, que alguns comerciantes começaram a passar a ideia da sardinha com broa e pimentos. Por causa disto quase acabavam com a tradição do carneiro!
O único doce associado ao S. João era mesmo chamado de Bolo de S. João. Quando começou a tradição? Não se sabe (como sempre), mas o JN de 24 de Junho de 1910, já falava do Bolo de S. João que estaria à venda na Confeitaria Costa Moreira, no Largo de S. André.
Nos anos 30 (33, 34) do século XX, começaram a aparecer as farturas, nas Fontainhas, importadas de Lisboa, onde já eram vendidas desde pelo menos 1902.
Já nos anos 70, começou, também, a haver um concurso gastronómico inserido nas festas da cidade chamado Hoje há Tripas.
Fiquem a saber!
Por Januário Ambrósio, 10-08-2016
|
|