Na hora estipulada pela agência de viagens, lá estávamos todos no aeroporto, preparados para embarcar no voo da Turkish Airlines.
Nas apresentações iniciais ficámos a saber que cerca de 50% do grupo tinha viajado do Norte do país e os outros 50% eram da região de Lisboa.
A viagem decorreu sem incidentes, e nos 4 dias seguintes foi possível comprovar tudo aquilo que se diz sobre uma cidade que é considerada centro económico, financeiro e cultural do país.
Foi excelente conhecer a única cidade do mundo localizada em dois continentes, já que parte dela se encontra na Europa e outra parte está localizada no continente asiático.
Sempre acompanhados por uma guia local, ouvimo-la dizer que Istambul foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada Bizâncio e Constantinopla.
Percebemos que é uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo contemporânea, onde muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios envidraçados e pontes monumentais.
Foi esta mistura que encantou os nossos sócios e fez que a maior parte de nós não se importasse de voltar no próximo ano.
Para além dos monumentos absolutamente fantásticos, como os palácios Dolmabaçe e Topkapi, a fabulosa Mesquita Azul, Santa Sofia ou o cruzeiro no Bósforo, vou referir a experiência vivida no Mercado Egípcio e no grande Grande Bazar, onde todos se sentiram excelentes negociantes e rapidamente apreenderam o espírito da negociação e regateavam até à exaustão tudo aquilo que se propunham comprar.
Por Rui Duque, 15-08-2015
|
|