A pintura a óleo oferece uma versatilidade ao artista de que nenhuma outra técnica dispõe. A tinta pode ser uma massa espessa e de secagem demorada, pode ser diluída e permitir um traço mais raso, ou pode ser espessa e ter uma secagem rápida, com o uso de secantes.
Há várias formas de utilizar a tinta a óleo. Pode ser aplicada pura, criando uma pincelada intensa, pode ser diluída, aproximando-se da textura das aguarelas, ou pode ser aplicada com um pedaço de pano para produzir um suave laivo. Há também a possibilidade de compor a pintura, criando várias camadas, utilizando o recurso de sobreposição de tintas.
A pintura a óleo é um dos suportes mais importantes da manifestação artística mundial. A técnica começou a ser usada no Renascimento e foi usada para retratar importantes momentos históricos e produzir obras de grande importância cultural.
A pintura a óleo foi inovadora por permitir mudanças na produção da pintura, sendo o óleo um novo pigmento aglutinante, que permitia uma grande inovação na gama de cores das tintas.
A título de exemplo, dois quadros realizados por alunas do nosso curso de Pintura a Óleo.
Por Pilar Batoréu, 19-05-2014
|
|