Desta vez ficámos alojados no Palace Hotel e Spa em Fornos de Algodres – novo, muito bom e com uma vista deslumbrante.
No sábado, passeio até Seia, com visita ao Museu do Pão e à Quinta do Crestelo, onde nos serviram um espectacular almoço com 5 pratos da matança e muita animação, com concertinas e cantigas ao desafio.
No regresso a Fornos parámos para uma visita ao Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica, de Fornos, onde pudemos ouvir a Célia Ribeiro, da CM de Fornos de Algodres, justificar o nome da terra enquanto nos falava da história – antiga e moderna – do concelho.
O jantar foi no hotel, e a animação, fantástica e contagiante, esteve a cargo do grupo de cantares da Casa de Pessoal da Câmara Municipal, a quem deixamos um agradecimento especial.
Domingo foi dia de visita a Linhares da Beira, aldeia histórica com um castelo medieval, com continuação até Celorico da Beira, para visita do centro histórico e prova do melhor queijo da Serra. Terminámos com uma “lagarada” para almoço, no restaurante O Lagar Municipal.
Um agradecimento especial a todos os sócios, que participaram com a sua habitual alegria contagiante, ao professor Martinho, da Quinta do Crestelo, à Célia Ribeiro, da Câmara Municipal e da Casa do Pessoal da Câmara Municipal, e ao Joca, que nos guiou em Linhares e em Celorico.
Por Rui Simplício, 22-11-2013
|
|