Partimos no dia da liberdade, bem cedo, rumo a Bolonha. Esta é uma cidade universitária, muito bonita, cheia de jovens e com muito para visitar. Daqui rumámos a Florença, onde pernoitámos durante 2 noites.
Florença tem origem num antigo povoado etrusco, e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII, e é considerada o berço do Renascimento italiano. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia. Aqui nasceram, ainda, vários papas.
No dia 27 rumámos a Veneza com passagem por Ferrara e Pádua. Foi na Universidade de Ferrara que Copérnico, em 1503, se licenciou em Direito Canónico. Pádua é a cidade do nosso Santo António, rivalidades à parte. Veneza, cidade património da Humanidade, regista 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. É sobretudo uma cidade diferente: uma cidade sem carros, onde todo o movimento se faz de barco ou a pé pelas ruelas estreitas entre os canais.
Parabéns ao grupo em que fui integrada, dado que tudo correu muito bem. Naturalmente a alimentação é diferente, mas não podemos estar à espera de comer “rojões à moda do Minho”.
Por Isabel Sampaio, 11-08-2013
|
|