Realizou-se em Troia a terceira prova do Interbancário de Surfcasting. Num dia mais propício para a praia do que para a pesca, imperou o calor, o vento fraco e o mar com águas paradas e transparentes.
Apesar do esforço de todos os participantes, só seis pescadores conseguiram alguma captura e no final da prova o peixe capturado resumia-se a dezassete exemplares.
Entre nós nem tudo foi mau, apesar das dificuldades, o Carlos Brandão conseguiu um magnífico segundo lugar na classificação geral, com a mesma pontuação do vencedor e o Saraiva Ribeiro, com o 12º lugar conseguiu o apuramento para a final nacional. Na classificação coletiva, a nossa equipa acabou em 5º lugar, com os mesmos pontos que a 4ª equipa.
Foi um campeonato em que a tónica geral foi a ausência de peixe, situação em que um exemplar, por mais pequeno que seja, pode alterar profundamente uma classificação. Há anos assim, muitos fatores podem influenciar a existência ou não de peixe perto da costa e os pescadores sabem que têm que conviver com estas situações.
Faltou o peixe mas não faltaram os bons momentos de convívio e o desportivismo esteve sempre presente.
No próximo ano haverá uma nova edição e até lá, melhores dias de pesca.
Por José Duarte, 4-6-2024
|
|