Bem cedo embarcámos na Estação de Campanhã, rumo à Gare do Oriente, na qual efectuámos o transbordo para o inter-regional que nos levaria em direcção à emblemática cidade de Évora, cidade património mundial.
Chegados à renovada estação ferroviária, seguimos para a Ermida de S. Brás e visitámos a Igreja de Santo Antão, situada na Praça do Giraldo, apreciando aqui o seu chafariz, construído em 1571. Subimos a pé até ao Jardim do Paço, miradouro de eleição sobre a cidade, situado em frente do templo romano. Passámos pela Sé em direcção à praça para almoçar no Dom Joaquim.
Repostas as energias, visitámos a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, e apreciámos o impressionante conjunto de talha dourada do estilo barroco. Jantámos e pernoitámos no Évora Hotel.
No segundo dia saímos em direcção ao Grande Lago do Alqueva. Após um pequeno cruzeiro até à barragem, dirigimo-nos para Monsaraz, tendo degustado algumas das iguarias alentejanas no típico restaurante Sem Fim. Em seguida visitámos a vila de Monsaraz, que se encontra implantada num esporão rochoso e de onde se avista uma extensa paisagem de grande beleza natural.
Ao final da tarde voltámos à cidade de Évora para efectuarmos o regresso ao Porto, com a beleza das cidades e vilas alentejanas, e a enormidade do Grande Lago do Alqueva na memória.
Por Carlos Duarte, 10-08-2012
|
|