O Bowling, segundo alguns escritos remonta a 5.200 a.C. , sendo praticado com objectos semelhantes a bolas e a pinos. A seguir ao futebol é o desporto mais praticado no mundo atingindo cerca de 12 milhões de praticantes.
Em Inglaterra, no sec. XII surgiu um jogo de boliche na grama, que consistia em colocar a bola o mais perto possível do alvo (deu origem mais tarde a pinos), sem o derrubar.
È no sec XVII que os Holandeses estabelecem as primeiras regras e os pinos, nessa altura 9, praticado até então na Alemanha, com a disposição em diamante.
Em 1895 os Americanos padronizam as regras, passando a 10 pinos e dispostos em triângulo. Pode ser conhecida toda a história do Bowling, visitando o INERNATIONA Bowling Museum em St Louis, nos EUA.
É claro que a nossa prática prende-se mais com a sã convivência, a necessidade de descomprimir e uma aprendizagem com grande entusiamo, havendo já praticantes de muito Bom Nível, que permitam a todos continuar a desenvolver as suas capacidades.
Pode ser considerado um desporto de prática diversificada, abrangendo um grande leque de faixas etárias o que permite um constante desenvolvimento da modalidade.
É com muito boa disposição que nos continuamos a encontrar para “meter os dedos nos buracos” e atirar as bolas contra algo que dá pelo nome de “pinos” e que muitas vezes parecem esconder-se para ver a bola passar.
Por Eloi Paiva, 26-03-2012
Anexos:
Equipas
Boletim
Classificação Geral
|
|