Após o adiamento de uma semana em virtude de um mar “grande” e muito turbulento, foi finalmente possível vislumbrar uma janela de bom tempo e agendar a prova de Pesca de Alto Mar na Nazaré para o passado dia 23 de Outubro, uma prova que faz parte do calendário que o SBC anualmente leva a efeito.
Com a presença de 10 intrépidos e motivados participantes, a saída foi dada no porto de abrigo da Nazaré, a bordo da embarcação “Mola Mola”, capitaneada pelo experiente Mestre, pescador e também grande conhecedor dos mares daquela região marítima, Zé António.
Pelas sete da matina, zarpámos. O tempo apresentava-se fresco, com vento fraco e um mar com ondulação de 1,7 metros, enfim, estavam reunidas todas as condições para um bom dia de mar. Rumando para noroeste passámos ao largo da Pedra do Guilhim e dirigimo-nos para o pesqueiro sabiamente escolhido pelo Mestre.
A prova decorreu de forma muito agradável e até o peixe colaborou, com as safias e os besugos a serem os reis da pesca, pois foram as espécies mais preponderantes.
Ao cabo de 2 horas procedeu-se à rotação dos lugares para repor energias e proceder à hidratação do corpo. Ao fim de 4 horas regressámos da faina contentes, a pescaria rendeu muito, quer em quantidade, quer em qualidade, pois era fácil constatar que estávamos em presença de muito boas pescas.
O almoço decorreu na típica “Taberna d’Adélia”, um agradável e prestigiado restaurante da Nazaré e num ambiente de sã camaradagem e desportivismo procedeu-se à distribuição dos prémios.
Esta prova serviu para apurar os quatro representantes do SBC que irão disputar a final nacional a realizar em 2012 pela ordem seguinte:
O Rui Nunes do BPI em 1º lugar com o peso de 6,560Kg; o José Sacramento do BCP em 2º lugar com o peso de 6,300Kg; o Joaquim Soares do MG em 3º lugar com o peso de 6,040Kg e o Pedro Veiga do BPI em 4º lugar com o peso de 5,540Kg.
O maior exemplar pertenceu ao colega Rui Prata , BPI com uma safia de 0,580Kg.
Por Pedro Veiga, 24-01-2012
|
|