Com grande regularidade nas três provas, a equipa do Grupo Desportivo conquistou com brilho o título de vice-campeão regional de pesca de rio.
Com duas provas na pista do Cabeção e uma na Barragem do Maranhão, o campeonato este ano foi pródigo em surpresas, já que a recente introdução de uma espécie quase desconhecida em Portugal, o alburno, veio provocar importantes alterações na pesca desportiva de rio.
Hoje em dia, além da necessidade de se pescar bem é necessário um conhecimento actualizado de cada local onde as provas se desenrolam e escolher com acerto a táctica que melhor se adapta a cada local, em cada momento. O dilema que se põe é: pescar muitos peixes de pequeno tamanho? tentar poucos mas grandes? ou alternar as duas técnicas?
Alguns dos nossos melhores pescadores foram este ano vitimas desta indecisão.
Em qualquer das provas a pesca mais segura foi a opção pelos pequenos peixes, os alburnos, conseguindo dessa forma classificações regulares, embora a vitória acabe por premiar a sorte ou o engenho na captura de peixes de maior porte.
O nosso Grupo Desportivo participou este ano neste campeonato com 16 pescadores, tendo apurado 6 para a final nacional.
Além do segundo lugar por equipas, os nossos melhores classificados individualmente foram: Manuel Ranhola ( 5º), Fernando Custódio (13º), José Duarte (17º), Caetano Saldanha (20º), Manuel Carvalho (22º) e Álvaro Carvalheiro (28º).
Serão estes os pescadores que, no próximo mês de Setembro, constituirão a nossa representação na final nacional a disputar na pista de Chaves.
E agora vamos de férias e continuar a fazer o que mais gostamos ………..Pescar!
Por José Duarte, 13-07-2011
|
|