Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cursos Formação >

imprimir
Gastromanias
Sim, são manias

Arroz de Cabidela
A cabidela em Portugal está associada à gastronomia do Minho. Os árabes conheciam a receita, que poderá ter sido adoptada também pelos franceses. Mas foram os portugueses a levar esta receita aos países novos, desde Cabo Verde – com arroz de cabidela –; passando por Angola, com galinha de cabidela; Macau, com a cabidela de pato; até à Índia, com a cabidela de leitão. Em Moçambique e Goa ainda hoje se mantém a prática da receita de sarapatel, que também utiliza o sangue. É, no entanto, no Brasil que reencontramos a maior variedade de receitas com utilização do sangue e com atribuição da designação «cabidela».

Restaurante do trimestre: Solar dos Nunes

História: Fundado em 1988 por José Nunes e a esposa Ana Luísa Nunes, também cozinheira nos primeiros tempos, no espaço onde funcionava uma antiga mercearia e casa de vinhos. Hoje o restaurante está a cargo dos dois filhos: José António e Susana Nunes. Foi eleito em 2023 como melhor restaurante europeu do ano pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas.

Preço por dose: almoço: 14,00 euros / jantar: 22,00 euros
Preço de sócio: almoço: 8,70 euros / jantar: 13,50 euros
Importante: a cabidela não tem dia fixo, pelo que o sócio terá de ligar na 2.ª feira de cada semana para combinar o dia para a prova. Desconto de 10% aplicado no acto de pagamento pelo restaurante, e restantes 30% de desconto via reembolso pelo Grupo Desportivo, após envio da factura para o Grupo Desportivo Sul (código de corresp.: 1077), onde conste obrigatoriamente o NIF do Grupo Desportivo BPI: 505065681. O desconto incide apenas sobre o prato em destaque e é válido no período 1/2/2024 a 30/4/2024, independentemente do número de doses ou pessoas.

Apresentação: ****
Porção servida:****
Qualidade dos Ingredientes:*****
Genuinidade:*****
Avaliação Global:****e meio

Notas: Prova realizada por um elemento do Grupo Desportivo a um máximo de 3 restaurantes com a receita referenciada como “especialidade”. As provas são pagas e as visitas são anónimas sendo identificado apenas o seu âmbito no final da refeição, para estabelecimento da parceria.

Localização e Contatos
Rua dos Lusíadas 70 – 1300-366 Lisboa
Tel: (+351) 21 364 7359
Email: solardosnunes@hotmail.com
Website: https://www.solardosnunes.net/
Horário: 12.00h às 02.00h | Encerra: ao Domingo

Receita do trimestre: Arroz de Cabidela (ou Pica no Chão)
Receita parcialmente inspirada no livro Cozinha Tradicional Portuguesa – Maria de Lourdes Modesto
Região: Minho e Trás-os-Montes

Ingredientes (4 pessoas)
1 galinha
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média
½ copo de vinagre de vinho tinto
300 g de arroz carolino
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Canela q.b.

Preparação:
Corta-se a galinha em bocados regulares. Pica-se a cebola e aloura-se no azeite bem quente. Juntam-se os bocados da galinha e deixam-se alourar ligeiramente. Tempera-se com sal, pimenta, um pau de canela e um ramo de salsa, e deixa-se cozer, adicionando água para cobrir a galinha, por cerca de 20 minutos. Quando a ave estiver cozida deve ter 5 dl de molho. Acrescente um pouco mais de água a ferver de modo a ficar com cerca de três vezes e meia o volume do arroz. Rectifique o sal, se for necessário, e assim que retomar fervura introduza o arroz. Mexa e tape. Passados 13 minutos, acrescente o sangue, previamente misturado com o vinagre. Misture bem e deixe ferver mais 1 a 2 minutos. Retire do lume, acrescente mais salsa picada e sirva de imediato.

Dicas Gastromanias:
Caso se mate a galinha, sangra-se esta para dentro de uma tijela onde previamente se deitou o vinagre. O sangue deve ser misturado ao início com o vinagre de forma continua para que não coalhe. Existem opções no talho de galinhas já arranjadas e com o sangue embalado para a cabidela.
Em alternativa ao arroz, pode servir-se numa travessa com fatias de pão por baixo e batata cozida.

Por Pedro Ferreira, 30-01-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos