Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Oficina-atelier do Canhoto e Olaria
As crónicas

Saímos do habitual local de encontro, desta vez guiados pela motorista Tânia, que ao longo do dia se mostrou muito simpática para com o grupo.

A primeira paragem foi no atelier do Canhoto, onde vimos peças de mobiliário feitas de madeiras de grande valor, vindas do Brasil, do Oriente e de África. O mestre Canhoto explicou e exemplificou algumas técnicas usadas. O que nos impressionou, além da beleza, foi a paciência e a minúcia necessárias para as conseguir obter. A visita terminou com um momento musical de mestre!

A segunda paragem foi no Sobreiro – visitámos a aldeia saloia iniciada pelo conhecido oleiro José Franco. Nela vimos reproduzidas muitas cenas típicas de tempos idos e que se mantêm no nosso imaginário.

Estava na hora de almoço, pelo que rumámos ao restaurante O Brasão, em Mafra, pois já se notava uma certa necessidade de o pessoal se reabastecer.

Saídos do restaurante, visitámos uma olaria, em Mafra, onde o oleiro nos recebeu enquanto trabalhava. Em exposição encontravam-se muitos trabalhos feitos por ele, e de grande beleza.

A finalizar, demos um salto à aldeia da Mata Pequena, onde reinava um grande sossego, típico de um relaxante fim de semana, por parte dos moradores.

Regressámos a Lisboa, após mais um grande convívio entre todos.

Por Fernando Esteves, 22-02-2024

Foi um prazer a visita ao Atelier d’Arte do Canhoto. A experiência profissional dos artesãos, a paixão, a transmissão geracional da arte... a simpatia e a partilha de conhecimentos foram dos momentos mais compensadores da visita.

Diversificar os conteúdos das visitas guiadas é sempre um ganho em relação à diversidade do interesse dos sócios... e ao prazer de encontrar e conviver com os “velhos e habituais” colegas.

Juntamos a vontade de aprender, aprender sempre!

Por Luísa Oliveira, 22-02-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos