Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Pesca >

imprimir
Retrospectiva da Pesca Desportiva no Centro
Foi assim que tudo começou...

Por volta do ano de 1976 o Grupo Desportivo do Banco de Fomento Nacional consultou o balcão de Coimbra sobre a possibilidade de, entre os empregados do balcão e de outros balcões da zona Centro, se constituir uma equipa para participar no Campeonato de Pesca Interbancária e noutras provas organizadas pelos Grupos Desportivos da Banca.

A ideia foi acolhida com muito entusiasmo porque já havia no balcão vários colegas com a “mania” da pesca. Dessa equipa faziam parte o Carlos Conde, já falecido, o José Maria Ferreira, o Raul Octávio, o Fernando Galheta, o Costa Pinto e o Joaquim Rodrigues.

Passámos a ir aos campeonatos de Rio e de Mar, somando muitas vitórias – individuais e colectivas –, numa época em que havia centenas de participantes, nas fases regionais do Campeonato Interbancário de Rio e de Mar, organizado pelos Sindicatos dos Bancários do Norte, Centro e Sul.

Mais tarde juntaram-se à equipa o Rui Nunes e o Fernando Gaspar, de Leiria, que enriqueceram a já forte equipa do Centro. Os anos foram passando, sempre com participações muitos honrosas, e, em 1998, surge o Banco BPI e o Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco BPI.

Do BBI veio o Carlos Cunha, e do BFB, o Gustavo Romão e o José Rui Ferreira. Também o Pedro Veiga nos últimos anos integrou a equipa. O Rui Prata é a última aquisição do Grupo Desportivo e com resultados muito relevantes, já que conseguiu ser por duas vezes campeão nacional nos Campeonatos de Rio. O Costa Pinto também foi campeão nacional e várias vezes campeão regional de Rio, tal como o Faria da Cunha, que também venceu o Campeonato Regional de Rio.

A foto anexa é da última participação no campeonato organizado pelo Sindicato dos Bancários do Centro, que colectivamente vencemos mais uma vez. O primeiro em pé do lado esquerdo e com uma T-shirt do Che Guevara é o saudoso José Rui Ferreira, que desde o 1.º Interbancário em representação do Grupo Desportivo do BFB e depois já no atual Grupo, nunca deixou de estar presente.

É um companheiro de muitas jornadas, sempre bem-disposto apesar de um período longo de doença que atravessou. O Zé Rui deixou-nos no passado dia 12 de Fevereiro. Vamos sentir a sua falta, como a de todos os companheiros que já partiram. A nossa sentida homenagem e a certeza de que estarão sempre ao nosso lado e que não deixarão de ser lembrados, quando acabar este já longo período de ausência da pesca, devido à pandemia, e nos voltarmos a encontrar numa competição à beira de um rio ou de uma albufeira, onde tanto gostamos de estar e conviver.

Por Costa Pinto, 10-08-2021




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos