Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Promoções >

imprimir
Termas de S. Pedro do Sul
Julho é o mês da Osteoartrose

Julho é o mês da Osteoartrose nas Termas de S. Pedro do Sul (TSPS).

Os Sintomas, a prevenção, o diagnóstico, os factores de risco e os efeitos, diretos e indiretos, das Curas Termais na doença crónica mais prevalecente em Portugal e na espécie humana, incluindo ações de divulgação de testemunhos de doentes que realizam Curas Termais nas TSPS, são alguns dos eventos e principais ações, de base científica e comprovada, que marcam o mês de Julho na maior estância termal do país.

Ao longo do mês de Julho, as TSPS desenvolvem ações de sensibilização e divulgação sobre o papel das Curas Termais na prevenção, no alívio dos sintomas, melhoria da capacidade funcional e qualidade de vida dos doentes que sofrem de osteoartrose, promovendo o conhecimento generalizado entre as comunidades de doentes e de médicos, o debate, reflexão e reconhecimento, a nível nacional, da opção termal no tratamento da osteoartrose.

A temperatura das águas termais exerce um efeito de estimulação e sedação sobre os doentes com Osteoartrose e a pressão das águas produz uma ação de relaxamento e contração muscular. Segundo o Director Clínico das Termas de S. Pedro do Sul, Aires Leal “mais de 80% dos doentes com osteoartrose que fazem uma Cura Termal nas Termas de S. Pedro do Sul, deixam de tomar total ou quase totalmente anti-inflamatórios durante o ano seguinte ao da Cura Termal.” A qualidade de vida e diminuição da sintomatologia da dor são indicadores que refletem a acção das Curas Termais nesta doença reumática crónica e que permitem uma muito sensível diminuição no uso de anti-inflamatórios.

Em Portugal cerca de 700 000 pessoas sofrem de um qualquer tipo de artrose. A doença atinge predominantemente pessoas com idade superior a 50 anos, estando comprovado que cerca de 70% dos seniores com idade superior aos 70 anos apresenta sinais radiológicos desta patologia, mesmo que uma fatia deste universo registe ausência de sintomas. É a principal causa de incapacidade da pessoa idosa e atinge ambos os sexos, com prevalência nas mulheres.

Para mais informação consulte, a ficha de Parceiro, a página de "Promoções", a revista Associativo, ou a Secretaria do Grupo.

Por Osvaldo Silva, 3-07-2011
Para mais informação consulte a lista de Parceiros.




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos