Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Protocolos >

imprimir
Solar dos Marcos
Hotel rural em Bemposta

O Grupo Desportivo celebrou um acordo com o Solar dos Marcos um hotel rural que resulta da adaptação e ampliação de um solar antigo que pertenceu a D. Manuel Martins Manso, que foi bispo da Guarda, natural de Bemposta. A construção da casa terá ocorrido já na primeira metade do sec. XVIII, revelando a fachada principal algumas das características típicas de uma casa nobre ou fidalga transmontana dos finais do séculos XVII e XVIII.

O solar é também reconhecido como um bom exemplo de arquitectura erudita rural do século XIX na região. Inclui uma capela privativa em honra de Nossa Senhora da Conceição, jardim (pomar) e o brasão de armas dos Martins - Manso, agora dos Marcos, na sua fachada principal.

A aldeia de Bemposta é sede de uma das 28 freguesias do concelho de Mogadouro, o qual integra a região do Alto Trás-os-Montes.

O reconhecimento da singularidade geográfica e ecológica das Arribas levou à tomada de medidas especiais de protecção - nomeadamente a protecção da paisagem, da flora, das aves em vias de extinção e da rusticidade dos habitats humanos, que evoluíram para a criação do Parque Natural do Douro Internacional.

Bemposta situa-se em plena área das Arribas do Douro, ficando dentro do território definido para o novo Parque Natural.

Para mais informação consulte, a ficha de Parceiro, a página de "Promoções", a revista Associativo, ou a Secretaria do Grupo.

Por Osvaldo Silva, 15-04-2011
Para mais informação consulte a lista de Parceiros.




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos