Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Protocolos >

imprimir
ABC – Associação António de Bacelar Carrelhas
Uma IPSS que nos pode ajudar e que precisa de ajuda

O Grupo Desportivo divulga hoje a Associação ABC, organização sem fins lucrativos, que tem como objectivo a erradicação do uso e abuso de estupefacientes. Esta luta não é fácil e para quem precisa tem aqui uma óptima ajuda. A ABC, também, precisa de ajuda, pelo que os Associados do Grupo Desportivo estão convidados a participar.

A Associação ABC, criada em Março de 2014 pela família e amigos de António de Bacelar Carrelhas, é uma IPSS que encontrou a sua missão na luta contra a pobreza não material. Dedicando-se à promoção da saúde no seu conceito mais amplo e ao desenvolvimento pessoal, actualmente a sua acção foca-se na área dos Comportamentos Desviantes em adolescentes e jovens com particular destaque no Consumo de Substâncias Psicoactivas e Comportamentos Violentos.

A ABC considerou imperioso um tipo de intervenção integrada sobre as problemáticas que afectam as camadas mais jovens, tendo em conta as especificidades biológicas, psicológicas e sociais destas faixas etárias no processo de desenvolvimento de uma personalidade sã e equilibrada. Neste sentido, criou um conjunto de projectos que no seu todo abrangem os adolescentes e jovens com este tipo de problemáticas, desde a prevenção ao tratamento do consumo de substâncias psicoactivas, da sensibilização à formação parental, envolvendo assim também, e sobretudo, as famílias, os educadores no geral e todo o círculo de pares.

Actualmente os projectos da ABC encontram-se distribuídos por diversas valências, sendo que cada uma delas corresponde a um nível da intervenção preventiva na área da saúde em geral e dos comportamentos desviantes em particular, com o foco principal no consumo de substâncias psicoactivas e comportamentos violentos, designadamente:

1 - ABC Prevenção
É um programa de sensibilização e formação, desenvolvido junto de alunos, pais, educadores e pares, que pretende prevenir comportamentos desviantes, com especial enfoque no consumo de Substâncias Psicoactivas. Este desenvolve-se em escolas, associações de pais e empresas.

2 - ABC Intervenção
É uma equipa de intervenção directa que desenvolve acções de prevenção do consumo de Substâncias Psicoactivas em espaços não formais, em âmbito de diminuição de riscos e aumento de factores de protecção. É dirigida a Adolescentes, Jovens, Famílias e Comunidade nos seus vários contextos.

3 - ABC Orientação
É um gabinete de consultas de Aconselhamento e Orientação para adolescentes e jovens adultos que tenham iniciado consumos de substâncias psicoactivas, tendo como objectivos Interromper o consumo, Restruturar e Reintegrar no círculo de pares e sociedade em geral.

4 - ABC Casa
Com a inauguração prevista para 2018, o ABC Casa, apesar de prever uma Comunidade Terapêutica especializada em tratamentos individualizados de curta e de longa duração, pretende ir além da resposta tradicional e incluir outras problemáticas associadas aos comportamentos desviantes em adolescentes e jovens.

ABC – Associação António de Bacelar Carrelhas
Rua Correia Teles, 98, 2º Esq
1350-105 Lisboa
www.aabc.pt - 21 598 21 37 / 91 170 09 68

Testemunhos Reais:

“A ABC tem sido uma âncora a que me tenho agarrado nos momentos difíceis que tenho atravessa com o meu filho, transmitindo-me mais segurança. Os terapeutas que o acompanham são para mim “o amigo que não se esquece”. O meu ambiente e relação familiar em tudo o que está relacionado com o meu filho, passou a ter sempre em consideração a opinião e orientação do seu terapeuta, Manuel Matias. Hoje constato que ele sente muita necessidade do seu acompanhamento, chegando a ficar ansioso se não está com ele com alguma periodicidade, na medida em que encontrou ali um ombro amigo. Nos dias imediatos às sessões privadas de terapia verificamos uma imediata melhoria, ainda que por vezes ainda se verifiquem deslizes posteriores mas sei que faz parte do seu processo de crescimento. Para além de encontrar uma resposta para o meu filho, que até então não encontrei em mais lado nenhum, o que mais aprecio na ABC é o facto de trabalharem com o meu filho de forma única e exclusiva e a forma empenhada, desinteressada e competente como expressam a sua solidariedade.” João, 55 anos.

“Tomei conhecimento da ABC através de amigos e foi o melhor que podia ter acontecido na altura. Lembro-me como se fosse hoje, o chão parecia sair debaixo dos meus pés, nada parecia ter solução e não sabia qual o rumo a tomar. O problema era com a minha pequena, na altura com 10 anos de idade, que dado ao seu insucesso escolar começou a castigar o seu próprio corpo, auto mutilando-se.
Foi um autêntico pesadelo, mas felizmente conseguimos ultrapassar todo aquele drama com a preciosa ajuda da ABC, tendo a menina tido todo o acompanhamento psicológico necessário bem como nós pais, além de todo o acompanhamento escolar, que os terapeutas fizeram questão de acompanhar em conjunto no colégio, de forma a poder analisar todos os comportamentos da menina para com os professores. Foi um trabalho de equipa fabuloso e eu voltei a ter “a minha menina de volta”, mais confiante, e a acreditar que que ela agora é capaz de superar os seus medos.” Maria, 47 anos.

Por João Sampaio, 21-12-2016




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos