Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Vinhos e Sabores >

imprimir
Bolo de Natal
Festejar com mais emoção e sabores inspiradores.

E num piscar de olhos estamos a poucas semanas do Natal.

O tempo passa cada vez mais rápido, as nossas vidas continuam num looping acelerado e sempre com tempo a escassear. Nunca é demais relembrar que é importante parar. Parar para reflectir, parar para agir, parar para nos ouvirmos, ouvirmos os outros e parar porque o nosso corpo também precisa de se renovar e regenerar. Assim nos ensinou uma pandemia que vivemos, mas agora as paragens estão por nossa conta e risco.

Perto de mais uma quadra festiva, o mais importante volta a ser o reencontro com os nossos, o que damos de nós e o que recebemos deles. Essa é a essência. Em segundo plano, está todo o cardápio natalício que faz a ligação das emoções e ajuda no nosso bem-estar e prazer degustativo.

Importante também é termos consciência contínua do papel de uma alimentação mais saudável, mesmo nestes períodos festivos. A minha sugestão é um bolo de Natal simples, nutricionalmente rico e saboroso, mas ao mesmo tempo leve, saudável e com sabores naturalmente inspiradores!

Ingredientes
3 ovos
1 xícara de sumo de laranja
1 xícara de açúcar mascavado
1 e ½ xicaras de farinha de trigo (ou farinha de arroz/mandioca)
½ xícara de amido de milho
½ xicara de óleo de coco
2 cenouras pequenas
1 colher sobremesa de fermento em pó
1 colher sobremesa de canela em pó
1 colher de café de gengibre
½ colher de café de sal
Nozes, uvas passas e figos q.b.

Preparação

1.Introduza os ovos, o sumo de laranja, o óleo e as cenouras cortadas em pedaços no copo da Bimby ou no liquidificador e triture bem até obter uma massa bem homogénea;
2.Acrescente a farinha, o amido de milho, a canela e o gengibre peneirados e misture apenas até envolver na massa. Acrescente o fermento e o equivalente a meia xícara de nozes partidas em pedaços pequenos, com passas de uvas e figos desidratados (reserve uma pequena porção para espalhar por cima do bolo);
3.Unte uma forma de 18 cm de diâmetro com manteiga, deite a massa e leve ao forno por 45 min a 180 ºC ou até fazer o teste do palito e estar completamente seco.

Bom apetite!

Por António Rosa, 8-11-2022




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos