Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Eventos Temáticos >

imprimir
Linguini de Bacalhau com Brócolos
Já alguma vez provou? Eu, não. Inventei, provei…

Faz exactamente um ano que entrámos num confinamento repentino, sem ideia do que estaria por vir, o que iria acontecer e quando tudo isto iria terminar. Um ano depois, continuamos com poucas certezas, sobretudo em relação ao fim de todas estas restrições, que ora nos aliviam o nosso modus operandi, ora nos sufocam a nossa actual “estranha forma de vida” como já cantava outrora a nossa tão estimada Amália.

Não sei se o fim está para breve, acho que não sabe ninguém. Mas sei que todos nós continuamos em missão comunitária, onde a responsabilidade de cada um no cumprimento das regras de protecção e higienização é determinante para vencer isto juntos, o mais depressa possível.

Uma coisa é de extrema importância – cuidarmos da nossa saúde física e mental. Fizeram-se muitos exageros durante este ano de pandemia em casa, sobretudo com a alimentação.

Está na hora de inverter a situação, sobretudo quando as estatísticas são muito claras: em Outubro de 2020, 67% da população portuguesa tem sobrepeso ou obesidade, vivendo em risco de desenvolver várias patologias, como diabetes, hipertensão ou enfarte agudo do miocárdio. Portugal é atualmente o 5.º país do mundo com mais obesos per capita.

Comer bem de forma saudável e fazer mais exercício físico são as palavras mágicas para estarmos bem por dentro e por fora. Só assim vamos arranjar forças para vencer estes tempos difíceis que nenhum de nós quer voltar a viver.

Já alguma vez provou linguini de bacalhau com brócolos? Eu, não. Inventei, provei… e não é que ficou bom?!

Agora é convosco. Bom apetite!

Ingredientes (6 pessoas)
200 g linguini normal/integral
150 g de bacalhau
100 g de brócolos
6 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
Coentros ou salsa (folha seca)
Mix de sementes (girassol, abóbora, chia, sésamo, linhaça)
Queijo ralado q.b.
Pimenta-de-caiena

Preparação
1.Coza o bacalhau e os brócolos por 10 min e deixe a escorrer por mais 10 min.
2.Coza o linguini em água abundante com um fio de azeite, sal e umas gotas de limão.
3.Numa frigideira/wok refogue o azeite com o alho. Assim que o alho começar a alourar, junte os brócolos e o bacalhau desfiado em pedaços grandes. Deixe apurar bem, para a água que se depositar no fundo possa evaporar totalmente. Tempere com um pouco de pimenta.
4.Assim que o linguini estiver al dente, escorra a água, tempere com um fio de azeite e os coentros/salsa em folhas secas.
5.Junte um pouco de massa com um pouco do bacalhau e brócolos, e decore com queijo ralado e algumas sementes.

Coleccione as nossas ofertas para a sua cozinha:

E como o ingrediente rei da gastronomia portuguesa tem que ser festejado condignamente, o Grupo Desportivo vai oferecer um moinho de sal a todos os sócios que nos enviarem uma fotografia sua com a receita do Chef António Rosa, o Linguini de Bacalhau com Brócolos.
A fotografia tem de mostrar o/a cozinheiro/a e o prato final. Só porque queremos tirar do anonimato os verdadeiros chefs da cozinha portuguesa. Ao trabalho!

Por António Rosa, 9-05-2021




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos