Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Delícia de Natal
Já se sente o cheiro do Natal

O tempo passa cada vez mais rápido, e eis que estamos a chegar ao fim de mais um ano. 2021 fica marcado pelo segundo ano de pandemia, mas também pela “luz ao fundo do túnel”.

Mais do que lembrar, temos de agradecer o esforço de todos os que estiveram envolvidos para vacinar uma nação inteira em tempo recorde, para que pudéssemos chegar ao fim do ano mais seguros, mais despreocupados, com menos medos e a viver as nossas vidas o mais normal e próximo do período pré-pandémico.

Uma nota de louvor também para todos os portugueses, que compreenderam a importância da vacinação e o grande objetivo de atingir a imunidade de grupo o mais atempadamente possível. A união faz a força! E é essa força que nos vai permitir voltar às festividades de Natal e Ano Novo, aos beijos e aos abraços, e a tudo o resto que tanta falta nos fez e que hoje valorizamos mais do que nunca.

A delícia de Natal é um mero apontamento degustativo para celebrar o tão esperado regresso!

Boas Festas!


Ingredientes

Massa
– 1 embalagem de preparado para bolo de chocolate
– 3 ovos
– ¾ de xícara de chá de leite
– 3 c. sopa de manteiga
– 1 c. chá de canela em pó

Cobertura e recheio
– 2 pacotes de natas (200ml)
– 2 iogurtes naturais (125g)
– 1 xícara de chá de frutas cristalizadas
– 1 xícara de chá de nozes picadas
– 1 xícara de chá de uvas-passas

Calda
– 1 xícara de chá de água
– 2 c. sopa de açúcar
– 1 pau de canela
– 3 cravos-da-índia
– frutos cristalizados e nozes inteiras, para decorar

Preparação

Massa
Na batedeira, bata a mistura para bolo, os ovos, o leite, a manteiga, a canela e o cravo em velocidade alta por cinco minutos ou até obter uma massa lisa e homogénea. Divida a massa em três partes e despeje cada uma delas em uma forma de 20 × 30 cm, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 15 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia seco e limpo. Espere arrefecerem.

Cobertura e recheio
Enquanto os bolos arrefecem, prepare o recheio e a cobertura: bata as natas geladas em ponto firme, e depois, ainda com a batedeira ligada, adicione aos poucos o iogurte. Continue a bater até obter uma mistura homogénea.
Retire o recipiente da batedeira e adicione os frutos cristalizados, as nozes e as uvas-passas. Misture bem e reserve.

Calda
Numa panela, ferva a água o açúcar, a canela e o cravo. Deixe arrefecer. Num prato grande, coloque uma camada de recheio, cubra com uma camada de bolo, regue com um pouco de calda e, sobre ela, disponha mais uma camada de recheio. Repita o processo até usar todo o creme e as três fatias de bolo. Termine com uma camada de recheio e finalize decorando com os frutos cristalizados e as nozes.

Por António Rosa, 7-11-2021




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos